Os estudantes de quatro cidades da região que estão inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terão transporte gratuito de ônibus neste domingo (5) e no próximo, dia 12. A gratuidade vale para Hortolândia, Valinhos, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba. Em Campinas, a votação foi adiada na Câmara de Vereadores e por isso o município não vai aplicar a medida (entenda abaixo).
Entre os locais que não cobrarão a tarifa, Hortolândia e Valinhos vão oferecer o benefício para toda a população durante os dias do exame. Nos demais, os participantes terão que comprovar a inscrição. Veja como funciona em cada um:
Hortolândia
A Prefeitura de Hortolândia vai custear a passagem dos ônibus do transporte coletivo urbano de toda a população. “Além da passagem gratuita para a população, as linhas de ônibus serão reforçadas para agilizar o transporte de quem participará das etapas da prova”, detalha o comunicado sobre a medida.
De acordo com a pasta de Mobilidade Urbana da cidade, a ação proporciona “igualdade ao auxiliar no transporte para locomoção até o local da prova devido à situação de vulnerabilidade social de muitos dos candidatos”. A gratuidade, no entanto, terá validade de quatro viagens de 0h até as 23h59 dos dias 5 e 12.
Valinhos
Em Valinhos, a medida vale para as linhas operadas pela Sou Valinhos e para as catracas de acesso ao terminal rodoviário das 10h30 às 13h30 e das 16h às 20h, beneficiando todos os usuários que utilizarem o transporte público nesses horários. O benefício foi definido em um decreto publicado em 31 de outubro.
Santa Bárbara d’Oeste
Em Santa Bárbara, além das linhas regulares, a empresa Nova Via, responsável pelo transporte, colocará em funcionamento duas linhas especiais partindo do Terminal Urbano do Centro. “Para ter direito à gratuidade, o estudante deve apresentar ao motorista o comprovante de inscrição do Enem”, informou o comunicado. Mais informações podem ser lidas no site www.nvnovavia.com.br.
Piracicaba
Já em Piracicaba, para ter acesso à gratuidade, o participante do Enem deve apresentar cartão de confirmação de inscrição e um documento original e oficial com foto. A medida vale para o embarque nos veículos coletivos, ou para o acesso nos terminais. A medida acontece das 10h30 às 13h e das 18h30 às 20h30.
E Campinas?
Na última segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Campinas deveria ter votado em definitivo um projeto de lei que concedia a gratuidade da tarifa no transporte coletivo durante os dias do Exame Nacional do Ensino Médio. A proposta valeria das 9h às 13h e das 18h às 21h, mas não foi debatida em Plenário. O texto foi retirado da pauta do Legislativo após um pedido de vistas.
Sem a aprovação do projeto na Casa, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) foi procurada e alegou que o benefício não seria aplicado em Campinas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.