O número de ocorrências de estupro contra vulneráveis em Campinas saiu de 17 em janeiro do ano passado para 21 no mesmo mês deste ano, o que equivale a 23,53% de aumento.
O total de furtos praticados também teve um crescimento semelhante, 23,52%, saltando de 1.050 nos primeiros 31 dias de 2021 para 1.297 no mesmo período de 2022.
Os dados foram divulgados no boletim mensal da SSP (secretaria de Segurança Pública de São Paulo), que diz analisar os casos e fazer operações diárias (veja mais abaixo).
Ainda conforme o balanço, os roubos subiram 10% na comparação entre os primeiros meses deste ano e de 2021. A cidade teve 472 ocorrências em 2022. Um ano antes, 429.
REDUÇÕES
Campinas teve redução no número de ocorrências de estupros contra maiores de de idade e vítimas capazes de se defender, lesões corporais e homicídio em janeiro deste ano.
A maior queda foi de lesões corporais culposas: 46,29%, saindo de 350 em janeiro do ano passado para 188 no mesmo mês deste ano. Os estupros caíram de 10 para seis, retração de 40%.
Em seguida, ainda entre os crimes citados, aparece homicídio, com diminuição de 13 para 11, o equivalente a 15,38%. A variação de roubo de veículo foi de 0,63%, já que as ocorrências registradas caíram de 158 para 157,
O QUE DIZ A SSP
Sobre os estupros, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirma que a variação destes indicadores “é alvo de análises por parte da Pasta”.
“Para combater essa prática, o Estado de São Paulo tem intensificado as operações de combate à violência sexual e as ações para reduzir a subnotificação desses crimes, inclusive com a realização de campanhas para estimular a denúncia contra esses agressores”, diz o comunicado.
Segundo o texto, todas as delegacias do Estado, incluindo as 138 DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher), estão aptas a acolher as vítimas, registrar e investigar os casos desta natureza.
A nota diz ainda que “somente em janeiro deste ano, 43 criminosos foram presos por estupro no Estado e 64 por estupro de vulnerável”.
Sobre os furtos, a SSP alega que as polícias paulistas têm intensificado as operações diárias para combater os crimes contra o patrimônio.
“Juntas, em janeiro deste ano, essas ações permitiram que a região de Campinas terminasse o mês com redução os casos e vítimas de homicídios dolosos, estupros e roubos de cargas”, ressalta o posicionamento.
Além disso, justifica que as polícias prenderam e apreenderam mais de 352 criminosos, recuperaram 122 veículos roubados e furtados e retiraram 23 armas de fogo ilegais das ruas do município.