- Publicidade -
CotidianoFake news sobre falsa morte de idosa em Brasília usa imagem de fotógrafo de Campinas

Fake news sobre falsa morte de idosa em Brasília usa imagem de fotógrafo de Campinas

Profissional diz que senhora da imagem é avó da esposa dele; ‘foi um choque e a gente ficou bem triste’, relatou Edu Carvalho

- Publicidade -

 

Fotos de Dona Deolinda foram feitas por fotógrafo de Campinas (Fotos: Edu Carvalho)
Fotos de Dona Deolinda foram feitas por fotógrafo de Campinas (Fotos: Edu Carvalho)

Uma fake news sobre a morte de uma idosa nas dependências da Academia Nacional de Polícia onde os golpistas presos após o ataque de domingo (8) são mantidos, em Brasília, usou a foto de um fotógrafo de Campinas. Em conversa com o acidade on Campinas, Edu Carvalho conta que a senhora de óculos e com as mãos no rosto que circula nas montagens é avó da esposa dele e faleceu no fim do ano passado. Ele e família pedem agora que a informação falsa seja denunciada.

- Publicidade -

“Foi um choque e a gente ficou bem triste na hora que viu. Eu carreguei o caixão dela no ano passado. Hoje faz três meses que ela morreu. Usar a imagem de uma forma tão suja e porca como essa para divulgar fake news deixou a gente bem triste. O pessoal nos avisou e a gente denunciou”, conta ele.

Em publicações no seu perfil profissional no Instagram, o fotógrafo apela aos seguidores para que denunciem a utilização da imagem em publicações mentirosas. “Estão fazendo uso indevido de uma foto que fizemos no final de 2018 da avó da Ju (minha esposa). Por favor, compartilhem para acabar com essa fake news que foi criada usando a imagem de nossa querida e eterna Dona Deolinda”, diz.

Segundo outras publicações compartilhadas pela família e os amigos de Edu, Deolinda Tempesta Ferracini morreu em novembro de 2022, aos 80 anos, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) e ficar internada por alguns dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Vinhedo.

 

LEIA TAMBÉM

Veja a lista com os nomes dos presos pela polícia em Brasília após atos golpistas

- Publicidade -

PF e Polícia Rodoviária identificam seis ônibus da região de Campinas em atos bolsonaristas

 

PF DESMENTE

Nas montagens publicadas e espalhadas por bolsonaristas nas redes sociais, o rosto de dona Deolinda foi colocada junto a um texto que informa sobre uma suposta morte que teria ocorrido entre os presos pelos atos de domingo. Como os compartilhamentos dão a entender que a morte ocorreu sob custódia do órgão, a Polícia Federal divulgou um posicionamento oficial nesta segunda.

“A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje nas dependências da Academia Nacional de Polícia”, detalhou a PF em uma nota publicada em sua conta oficial do Twitter.

A fake news sobre a morte de uma idosa presa pela Polícia Federal nos atos de domingo em Brasília também foi compartilhada por ao menos menos quatro deputados federais bolsonaristas: Bia Kicis (PL-DF), Sóstenes Cavalcante (PL-RF), Osmar Terra (MDB-RS) e André Fernandes (PL), o deputado cearense mais votado em 2022.

 

LEIA MAIS

PMs de oito estados se juntam à Força Nacional em Brasília

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -