- Publicidade -
CotidianoCâmara de Vinhedo abre CPI para investigar Conselho Tutelar sobre morte de Gustavo

Câmara de Vinhedo abre CPI para investigar Conselho Tutelar sobre morte de Gustavo

Além da CPI, Polícia Civil e o MP-SP (Ministério Público Estadual) também estão apurando se houve negligência do conselho

- Publicidade -

Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi aberta na tarde desta segunda-feira (13) pela Câmara Municipal de Vinhedo para investigar se houve negligência por parte do Conselho Tutelar da cidade em relação às denúncias do menino Gustavo.

Nesta terça-feira (14), a Câmara escolherá os vereadores membros da Comissão. “Os líderes de cada partido indicarão aqueles que irão compor a CPI”, informou.

Na sequência, a primeira reunião será agendada. Nela, será eleito o presidente e designado o relator. Depois disso, será preparado o roteiro de trabalho, que inclui o depoimento das testemunhas e a solicitação de documentos.

“Concluídas as investigações, é elaborado parecer contendo um resumo de todo o processado. Votado e aprovado o parecer na CPI, é redigido um projeto de resolução. A proposição é incluída na Ordem do Dia e, se aprovada, providencia-se a remessa dos autos às autoridades que a resolução especificar, para as providências cabíveis“, complementou a Casa.

- Publicidade -

Relembre o caso

Gustavo Henrique Cardoso, de 8 anos, foi encontrado morto no último dia 6 com na casa onde morava com o pai e a madrasta, no Jardim Paineiras, em Vinhedo. Ambos estão presos e devem responder por homicídio qualificado e tortura.

De acordo com familiares, o Conselho estava ciente das agressões sofridas pela criança, mas foi omisso. Além da Polícia Civil, o MP-SP (Ministério Público Estadual) também estão apurando se houve negligência do conselho.

Para a EPTV, o órgão afirmou que o garoto era acompanhado e que seria ouvido, mas que ele não foi levado pelos responsáveis: “todas as ações pertinentes ao Conselho Tutelar para o acompanhamento do caso foram realizadas até o momento. No entanto, infelizmente, não houve tempo hábil para intervenções mais incisivas, pois fomos surpreendidos pela trágica fatalidade ocorrida“.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Software criado na Unicamp ajuda a identificar pessoas pelos dentes; entenda como funciona

Festa das Nações terá música e gastronomia de 17 países em Piracicaba; veja a programação

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -