- Publicidade -
CotidianoFazenda Santa Margarida ficará fechada por 30 dias após 5 casos de infecção por febre maculosa

Fazenda Santa Margarida ficará fechada por 30 dias após 5 casos de infecção por febre maculosa

A fazenda em Campinas só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação

- Publicidade -
- Publicidade -

 

A Fazenda Santa Margarida, local do surto da febre maculosa, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, informou nesta quarta-feira (14) que permanecerá fechada pelos próximos 30 dias. Três pessoas morreram de febre maculosa após irem a um evento de feijoada no local no mês de maio. Ontem, a Prefeitura de Campinas já havia suspendido os eventos no local.

Segundo a determinação da Prefeitura, a fazenda só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. Os responsáveis pelo local foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa.

Por meio de nota, a fazenda informou que está trabalhando em um plano de ação para apresentar aos órgãos competentes ainda nesta semana. O plano é exigência da Prefeitura para liberar a realização dos eventos.

LEIA TAMBÉM
Adolescente de 16 anos que morreu com suspeita de febre maculosa foi a evento para ajudar pai

Febre maculosa: região de Campinas é a que tem mais casos no país; Devisa compara com malária na Amazônia
 

- Publicidade -

A fazenda também informou que diante das determinações da Prefeitura irá apresentar uma listagem dos eventos agendados para os próximos seis meses. O próximo evento previsto no local é o show do cantor sertanejo Gustavo Lima no dia 21 de julho.

O CASO

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quarta-feira um conjunto de medidas de enfrentamento à febre maculosa. A iniciativa acontece após o registro de um surto da doença na Fazenda Santa Margarida, área com risco de transmissão da enfermidade. As ações são ampliadas para todo o município. A região de Campinas é endêmica para a febre maculosa, com o maior registro de casos no Brasil (leia mais aqui).

Situação da doença

Na Fazenda Santa Margarida são cinco casos. Três confirmados e dois em investigação. Destes cinco casos, quatro pessoas morreram e uma pessoa segue internada. Veja os casos:

Mulher de 36 anos, de São Paulo. Morreu dia 8 de junho – confirmado;

Homem de 42, de Jundiaí. Morreu dia 8 de junho – confirmado;

Mulher de 28 anos, de Hortolândia. Morreu dia 8 de junho – confirmado;

Adolescente de 16 anos, de Campinas. Morreu dia 13 de junho – em investigação;

Estes quatro casos acima frequentaram a Fazenda Santa Margarida no dia 27 de junho.

Mulher de 38 anos, de Campinas. Está internada – em investigação.

Segundo a Prefeitura, esta mulher frequentou evento na Fazenda Santa Margarida em 3 de junho e apresentou início de sintomas em 10 de junho. Foi internada em Campinas em 3 de junho e aguarda confirmação de exames de laboratório.

Além destas ocorrências, há outros dois casos confirmados em Campinas este ano. As duas pessoas morreram. Estas ocorrências não estão relacionadas ao surto da Fazenda Santa Margarida.

LEIA MAIS
Veja locais com risco de infecção da febre maculosa em Campinas
 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -