A região Leste de Campinas concentra metade das mortes e a maioria dos casos de febre maculosa em 2022. Ao todo, segundo a secretaria municipal de Saúde, a cidade tem quatro óbitos e seis confirmações da doença. Deste total, os bairros que formam o Leste somam duas vítimas e quatro infectados até o momento.
A lista de bairros da região mais afetada pela doença causada pelo carrapato estrela envolve locais da zona rural, ou com grandes áreas verdes, como os bairros Parque dos Pomares, Jardim Miriam, Chácara Gargantilha, Vila Brandina e Jardim Carlos Gomes, e os distritos de Sousas e Joaquim Egídio.
Na tarde de ontem (6), a pasta de Saúde de Campinas confirmou mais duas mortes por febre maculosa. As vítimas, mulheres de 45 e 36 anos, morreram no dia 5 de julho e 4 de agosto, respectivamente. Ainda segundo a Saúde, um dos casos informados na última divulgação se tratava de um morador de Amparo.
O homem de 30 anos provavelmente se infectou em Campinas, teve os primeiros sintomas em 18 de junho e morreu no dia 26 do mesmo mês. Neste caso, o provável local de infecção fica na região Norte. No ano passado, foram 11 casos e cinco mortes em Campinas. Em 2020, foram sete casos e cinco óbitos.
LEIA MAIS
7 de setembro: mesmo com chuva, 35 mil acompanham desfile no Centro de Campinas
Simone Tebet foi acompanhada pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis
CASOS EM CAMPINAS
Mulher, 36 anos. Início de sintomas em 28 de julho. O provável local de infecção fica na região Sul. Morreu em 4 de agosto.
Mulher, 45 anos. Primeiros sintomas em 1º de julho. O provável local de infecção fica na região Leste. Morreu em 5 de julho.
Homem, 27 anos, teve os primeiros sintomas em 3 de junho. O provável local de infecção fica na região Leste. Evoluiu para cura.
Homem, 66 anos, com primeiros sintomas no dia 24 do mês de junho. Morreu em 30 de junho. O provável local de infecção fica na região Leste.
Homem, 43 anos, com início de sintomas em 27 de maio. O provável local de infecção fica na região Leste. Evoluiu para cura.
Homem, 18 anos, teve início dos sintomas em 20 de abril e morreu no dia 24 do mesmo mês. O provável local de infecção fica na região Norte da cidade.
VEJA SINTOMAS
A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado. Caso a pessoa passe por áreas de vegetação e de mato, especialmente próximas de cursos hídricos, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são:
- Febre
- Dor de cabeça
- Dor intensa no corpo
- Mal-estar generalizado
- Náuseas
- Vômitos
- Manchas vermelhas pelo corpo (em alguns casos)
ORIENTAÇÕES
Ao apresentar um destes sinais, a pessoa deve procurar um serviço de saúde o mais rápido possível e informar que teve contato com o carrapato e/ou esteve em local de risco, pois os sintomas podem ser confundidos com covid-19, dengue e outras doenças
Não existe vacina contra a febre maculosa. A doença tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente. É tratada com antibióticos.
LEIA TAMBÉM
Pesca do pintado será proibida a partir de dezembro em todo o Brasil