A festa denominada “Feijoada do Rosa” é tradicional em Campinas e acontece todo ano. Em 2023 ela completou sua 22ª edição e reuniu cerca de 3,5 mil pessoas na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio, local que registrou o surto de febre maculosa e teve a agenda de eventos suspensa depois de ser classificado como área com risco de transmissão da enfermidade.
A festa é um evento gastronômico com feijoada à vontade (tradicional e vegana), além de massas e bebidas. O evento sempre reúne DJs de música eletrônica e ocorreu pela última vez no dia 27 de maio, quando reuniu uma multidão. Segundo os organizadores do evento, a festa é realizada na fazenda há 10 anos.
LEIA TAMBÉM
Campinas terá frio intenso e temperaturas poderão chegar a 6°C; veja previsão
Após mortes por maculosa em Campinas, prefeituras da região fazem ações contra carrapatos
O valor do convite para a festa dava direito a open bar de comida. Na pré-venda, o ingresso, que incluía também um abadá da festa, custou até R$ 750. A festa aconteceu entre 15h e 1h e não permitia menores de 18 anos desacompanhados.
No perfil do Instagram da festa, a organização do evento declarou pesar, solidarizando-se com as famílias e amigos enlutados das três vítimas que contraíram a doença durante o evento.
“Reiteremos nossos profundos sentimentos, permanecendo a organização do evento à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento adicional que se mostre necessário.”
MORTES
Até o momento, três pessoas que estiveram na feijoada morreram devido à doença. Além delas, outras duas pessoas também faleceram por conta da contaminação entre os meses de fevereiro e abril. Veja o perfil das vítimas:
- Homem, 47 anos, morador do Parque Jatibaia (abrangência do CS Sousas). O local provável de infecção é a área do Rio Atibaia, no distrito de Sousas. Teve os primeiros sintomas em 28 de janeiro de 2023 e morreu em 3 de fevereiro.
- Mulher, 62 anos, moradora do Jardim Sorirama (área de abrangência do CS Sousas). O local provável de infecção está em investigação. Os sintomas começaram em 16 de abril. Morreu no dia 23 do mesmo mês.
- Mulher, 36 anos, moradora de São Paulo. A mulher esteve em Campinas em 27 de maio, em um evento na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), local provável de infecção. Morreu em 08/06.
- Mulher, 28 anos, moradora de Hortolândia. A mulher esteve em Campinas em 27 de maio, em um evento na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), local provável de infecção. Morreu em 08/06.
- Homem, 42 anos, morador de Jundiaí. O homem esteve em Campinas em 27 de maio, em um evento na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio (região Leste da cidade), local provável de infecção. Morreu em 08/06.
LEIA MAIS