- Publicidade -
CotidianoFenômeno ‘anticiclone’ provoca vendaval e aumenta a sensação de frio na região

Fenômeno ‘anticiclone’ provoca vendaval e aumenta a sensação de frio na região

De acordo com a previsão, temperaturas devem cair ainda mais até o final de semana

- Publicidade -

 

Um anticiclone pós-frontal, associado ao ar frio de uma frente fria que passa pelo oceano, deve trazer ventos fortes e aumentar a sensação de frio nos próximos dias na região de Campinas e no estado de São Paulo. Segundo a previsão, a sensação térmica pode cair aproximadamente três graus e os ventos podem atingir velocidades de até 30 km/h ainda na noite desta terça-feira (18), quando também há previsão de chuva. Além disso, de acordo com a meteorologia, as temperaturas devem continuar diminuindo até o final de semana.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Final feliz: Família encontra Pipoca que fugiu de clínica em Valinhos

Homem perde R$ 111 mil em golpe do falso leilão de carro em Campinas

Esse fenômeno é caracterizado por um sistema de alta pressão que ocorre após a passagem de uma frente fria, acompanhado pelo ar frio (leia mais abaixo). O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, explica que a sensação de frio é intensificada devido aos ventos fortes.

“Agora o vento vai começar a soprar com mais força, o que pode baixar um pouco a sensação térmica, algo em torno de dois a três graus. Amanhã a máxima deve estar um pouco mais baixa, cerca de 22ºC, mas principalmente devido à maior nebulosidade que esperamos no período da manhã, que deve inibir a elevação das temperaturas”, explicou o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.

Na tarde desta terça-feira um vento frio já aumentou a sensação de frio em algumas regiões de Campinas. Por volta das 17h a temperatura medida pelo Cepagri era de 20ºC. Ainda segundo o Centro, a temperatura começou a cair na cidade por volta das 15h.

- Publicidade -

CHUVAS

A frente fria também provocou aumento na nebulosidade na região desde ontem (17). Com céu cheio de nuvens, Campinas tem previsão de chuvas isoladas, associadas à maior presença de vapor de água na atmosfera e à passagem de uma frente fria pelo oceano.

As chuvas devem ocorrer a partir do final da tarde e início da noite desta terça-feira. Para amanhã (19), a expectativa é de chuva ou chuvisco isolados a qualquer momento do dia. Contudo, a nebulosidade já começa a diminuir no decorrer da tarde.

PRÓXIMOS DIAS

Nos próximos dias, as temperaturas mínimas caem gradativamente, chegando a 14ºC na quinta-feira (20). Segundo o Cepagri, a máxima deve cair nesta quarta-feira (19), não ultrapassando 22ºC. No final de semana, teremos uma nova queda nos termômetros.

“Talvez a mínima caia um pouco mais para o final da semana, mas algo de um ou dois graus, algo do tipo, acrescenta Bainy.

O QUE É ANTICICLONE?

Enquanto os ciclones representam áreas de baixa pressão atmosférica, ou seja, uma zona de convergência de ventos, os anticiclones representam áreas de alta pressão atmosférica, ou uma zona de dispersão de ventos.

LEIA MAIS

Nubank aderiu ao Desenrola Brasil? veja quais instituições já estão no programa

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -