A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira (1º), em uma coletiva de imprensa realizada em Campinas, um aplicativo destinado aos alunos e ex-alunos que contrataram o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) com o banco. Em Campinas, 5,2 mil estudantes serão contemplados na renegociação de parcelas em atraso. Já no estado de São Paulo, são 230 mil.
A plataforma Fies Caixa permite que usuários realizem a renegociação de parcelas em atraso a partir do dia 1º de setembro, além de consultas aos principais dados do contrato e geração de boletos. Conforme resolução do governo federal, os contratos assinados até 2017 têm descontos da dívida que podem chegar a 99%. Segundo a Caixa, o período de renegociação vai até 31 de dezembro.
LEIA TAMBÉM
Pais de pacientes com síndrome rara financiam pesquisa com a Unicamp, em Campinas
Campinas amplia em 2 anos prazo para taxistas trocarem veículos
Venda de celulares usados cresce até 50% em lojas de Campinas
COMO RENEGOCIAR
Para renegociar as parcelas em atraso do Fies, o estudante deve escolher a opção “Renegociação FIES” no canal Fies Caixa e seguir as seguintes instruções:
- Verificar se o contrato está apto para renegociação
- Conferir os dados do contrato
- Simular os tipos de renegociação disponíveis para o contrato
- Confirmar os dados da renegociação
- Aderir à renegociação com o aceite do termo aditivo
- Emitir o boleto de entrada da renegociação
De acordo com a Caixa, a renegociação só será efetivada mediante o pagamento da primeira parcela. Além da renegociação, o Fies Caixa oferece a opção de visualização dos dados do contrato e dos boletos das parcelas em aberto, além de ter acesso aos dados cadastrados no Fies.
LEIA MAIS
‘PodFalar, Mãe!’: Esclareça suas dúvidas sobre gravidez tardia