- Publicidade -
CotidianoFim da onda de calor? Saiba quando nova frente fria deve chegar ao Interior de SP

Fim da onda de calor? Saiba quando nova frente fria deve chegar ao Interior de SP

Calor atípico do mês de maio é causado por um forte e longo bloqueio atmosférico, que também tem provocado as chuvas extremas no Rio Grande do Sul

- Publicidade -

O ‘calorão’ tem se prolongado mais do que o esperado no estado de São Paulo durante o mês de maio, e muitos aguardam pela chegada de uma frente fria. Segundo o Climatempo, esse calor atípico é causado por um forte e longo bloqueio atmosférico, que também tem provocado as chuvas extremas no Rio Grande do Sul.   

O serviço de meteorologia explica que este bloqueio começou no dia 22 de abril, então, até esta quarta-feira (8), já são 17 dias consecutivos de atuação. A previsão do Climatempo é que se prolongue até o dia 14 de maio.   

- Publicidade -

“Depois, espera-se que o bloqueio enfraqueça (ou até se desfaça de vez), permitindo que as frentes frias façam o seu caminho natural: passem pelo Rio Grande do Sul e sobre os demais estados da Região Sul e depois sigam para o Sudeste. As mais intensas conseguem influenciar até o Centro-Oeste”, afirma.   

Quando vai ter nova frente fria no Interior de São Paulo?  

O meteorologista Raphael Moura, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, aponta o mesmo cenário do Climatempo.  

Segundo ele, os modelos meteorológicos indicam que essa condição atual de onda de calor no Interior de SP, em áreas como a RMC (Região Metropolitana de Campinas), deve mudar em meados da próxima semana, quando uma frente fria deve conseguir avançar um pouco sobre a Região Sudeste do Brasil.   

Porém, o meteorologista destaca que não será uma frente fria forte, e também não deverá trazer muita chuva, em que é possível que nem chova em cidades como Campinas, por exemplo, apenas no Litoral. Ainda assim, ela irá aliviar um pouco a temperatura.   

“Ainda não é possível determinar o dia, mas a expectativa no momento é que seja próximo ao início da segunda quinzena de maio. Acredito que a partir de segunda-feira (13) podemos ter uma ideia melhor dessa mudança”, finaliza Raphael.  

Parte do Brasil já terá frio nesta semana  

O Climatempo explica que bloqueios muito fortes como este que estamos tendo são enfraquecidos ou rompidos por mais de uma frente fria. É como se a primeira desse umas “marretadas no paredão do bloqueio dos ventos”, e a segunda “entrasse com as britadeiras de grande porte”.   

Já nesta semana, uma frente fria passa pelo Rio Grande do Sul nesta quarta (8), e na quinta-feira (9) o ar frio polar que vem com esta frente fria vai esfriar o Uruguai e até o Rio Grande do Sul. Áreas no Sul gaúcho devem amanhecer com temperaturas um pouco abaixo de 10 °C.   

- Publicidade -

No próximo fim de semana, 11 e 12 de maio, uma segunda frente fria deve chegar ao Brasil e ao Norte da Argentina com mais força. De acordo com o Climatempo, é esta frente fria que deve dar as primeiras “marretadas” no bloqueio atmosférico, começando a abrir o caminho para outras frentes frias. O ar frio deste sistema vai chegar em parte do Sudeste e baixar a temperatura.  

O que é um bloqueio atmosférico?  

Um bloqueio atmosférico é uma combinação de circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera. Mas quando os vários sistemas meteorológicos causadores destes ventos ficam estacionados por muitos dias, numa mesma posição, as massas de ar não conseguem se mover livremente. O ar frio e o ar quente ficam parados nos mesmos lugares, não se misturam, como deveria ocorrer.  

Não é a primeira e nem será a última vez que acontecem bloqueios fortes como se observa em abril e em maio de 2024, segundo o Climatempo. Num passado não muito distante, em 2020, o Brasil viveu onda de calor histórica de Primavera que quebrou recordes de calor de 100 anos. Outro bloqueio memorável para os meteorologistas no Brasil foi o de outubro de 2015.  

Mas o bloqueio de Outono de 2024 trouxe um elemento novo e preocupante: a temperatura acima do normal do oceano Atlântico Tropical. Este calor está ajudando a manter a situação de bloqueio atmosférico. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Prefeitura de Piracicaba abre concurso com salários até R$ 3,8 mil

Maio bate recorde de temperatura máxima em Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -