Após uma sexta-feira (19) que terminou chuvosa, o céu de Campinas amanheceu nublado, cenário que irá permanecer durante todo o final de semana na região. A Defesa Civil do Estado já tinha emitido um alerta indicando a passagem da frente fria que deve durar até domingo (21), dando uma aliviada no calor no território paulista.
O fenômeno vai criar condições para pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em todo o estado. Existe a possibilidade de temporais, acompanhados por raios e rajadas intensas de vento. Na região de Campinas, espera-se acumulados em torno de 150 milímetros.
Veja como fica a previsão do tempo para Campinas neste final de semana:
Previsão para sábado
Segundo a Climatempo, as temperaturas devem ficar entre 21°C e 28°C no sábado (20).
“A previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas recorrentes, especialmente a partir do final da manhã, incluindo picos de intensidade por ocasião de temporais e períodos de chuvas fracas a moderadas”, disse o meteorologista Bruno Kabke Bainy do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
“Embora as tempestades que se desenvolverem possam ocasionar muitas descargas elétricas e rajadas de vento, o principal risco meteorológico identificado é o volume e a intensidade das chuvas, que poderão ocorrer até o domingo de forma persistente ou recorrente”, acrescenta.
Previsão para domingo
Já no domingo (21), as temperaturas devem cair mais, com termômetros ficando entre 20°C e 26°C.
A tendência é de predomínio de céu nublado, com ocasionais períodos de sol entre nuvens. As chuvas mais volumosas e intensas são esperadas para a madrugada, mas podem ocorrer pancadas e eventuais temporais ao longo do dia, embora as chances sejam menores.
“Os modelos de previsão do tempo apresentam maior divergência no prognóstico do ambiente atmosférico para o domingo, gerando maior incerteza quanto à caracterização dos eventos de chuva a partir da tarde. Dessa forma, embora as probabilidades sejam menores, não se descarta a ocorrência de tempestades entre a tarde e a noite”, finaliza o especialista do Cepagri.
Estado de SP
O alerta da Defesa Civil do estado indicava que outras localidades devem enfrentar chuvas mais intensas. São elas: Região Metropolitana da Capital, Baixada Santista, Regiões do Vale do Paraíba e Litoral Norte e as Regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva.
Para a Capital, a previsão é semelhante a de Campinas. “A propagação de áreas de instabilidade associadas com a aproximação de uma frente fria provoca chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento”, informa o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo.
O que fazer em caso de tempestades?
Com a previsão para o estado de SP, a população deve ficar em alerta em relação à ocorrência de temporais. Nesta sexta-feira (19), mãe e filha morreram afogadas após tentarem resgatar um carro durante a chuva em Limeira.
Segundo orientações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), se surpreendidas nas ruas por fortes rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Se necessários parar seus veículos, motoristas também devem evitar estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda (outdoor).
Em casa, é recomendável desligar aparelhos elétricos, tirando os plugues da tomada. Ajuda ou orientações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Rede social Kwai é investigada pelo MPF por suposto conteúdo falso