O forte bloqueio atmosférico segue atuando nas cidades do Interior de São Paulo nesta quarta-feira (4) que deve ser o dia mais quente da semana. O fenômeno ocorre quando uma área de alta pressão atmosférica persiste no centro do país, impedindo a circulação das massas de ar frio.
Ou seja, o bloqueio não deixa as chuvas avançarem para o restante do país, que ficam “presas” no Sul, e causa o calor fora de época no Centro-Oeste e Sudeste.
Dia mais quente da semana
Segundo a previsão do tempo do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, nesta quarta-feira, as temperaturas ficam entre 19°C e 35°C em Campinas – o dia deve ser o mais quente da semana.
Já, em outras cidades do Interior as temperaturas podem chegar até 38°C, o que é muito acima da média para alguns municípios.
Sumaré, por exemplo, é uma das cidades que podem registrar esse valor, o que significa uma marca 10°C acima da média da temperatura máxima esperada para o mês de setembro, que é de 28°C. Como a sensação térmica é ainda maior que as temperaturas, ela pode chegar ou ultrapassar os 40°C nesses municípios.
O Climatempo indica que as principais áreas afetadas por temperaturas mais de 5°C acima da média nesta semana são aquelas na ‘metade Norte’ do estado, o que inclui as regiões de:
- Presidente Prudente
- São Carlos
- Bauru
- Araçatuba
- São José do Rio Preto
- Ribeirão Preto
- Franca
Como reflexos do ‘calorão’ extremo, a umidade do ar fica baixa, podendo chegar a níveis críticos, além do risco elevado para incêndios em todo o Interior paulista, o que exigem cuidados redobrados.
Nova frente fria nesta semana
Apesar das temperaturas em elevação no Interior do estado, uma nova frente fria deve atingir o Litoral no final desta semana. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), chuvas são esperadas para o Litoral, e há possibilidade de chuvas isoladas em pontos da divisa com o Paraná, sobretudo na região de Itapeva.
Impactos na temperatura também devem ser breves e limitados a uma área pequena do estado, na ‘metade Sul’, o que inclui as regiões de Itapeva e Sorocaba, Litoral, Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Paraíba.
Vale lembrar que a primeira forte frente fria do mês, que irá abranger uma porção maior do estado de São Paulo, já tem data para acontecer – veja aqui.
Alerta da onda de calor
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta para perigo potencial por conta da nova onda de calor, válido até as 18h da quinta (5).
O aviso contempla todas as cidades do Interior de São Paulo. Isso inclui as áreas de:
- Presidente Prudente
- São José do Rio Preto
- Campinas
- Bauru
- Piracicaba
- Itapetininga
- Ribeirão Preto
- Araçatuba
- Marília
- Araraquara
- Vale do Paraíba Paulista
- Assis
Também fazem parte do alerta as regiões Litoral Sul Paulista, Macro Metropolitana Paulista e Metropolitana de São Paulo.
*Com informações de Aline Olaya/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Tiroteio bloqueia rodovia na região de Santa Bárbara d’ Oeste