Balanço divulgado pela Prefeitura de Campinas apontou que, em decorrência do forte temporal ocorrido ontem (15), 37 famílias ficaram desalojadas na cidade. A ventania causou a destruição de 15 residências em duas comunidades carentes do município: Núcleo Novo Canaã e Jardim Rosália.
Os danos incluíram destelhamento, quedas de árvores e alagamentos, levando à evacuação das famílias afetadas. Apesar de a Prefeitura ter disponibilizado abrigos temporários, muitas famílias optaram por permanecer em residências de parentes, recusando a assistência oferecida.
O Núcleo Novo Canaã é uma ocupação em área de risco, onde já estava prevista a remoção de 22 famílias. Ontem, devido ao temporal, o processo foi efetivado.
No Jardim Rosália, 13 moradias foram atingidas, sendo 12 delas afetadas pelo destelhamento e uma apresentando abalo estrutural. Uma criança de 2 anos sofreu ferimentos leves causados por um caco de telha e foi encaminhada ao Pronto Atendimento Vila Padre Anchieta pela própria família.
“Começou a balançar o telhado, e ele desceu com tudo pra baixo. Agora é meter uma lona e tonar o barco. Fazer o quê?, questionou o idoso Rubens, chorando.
A Defesa Civil, entretanto, orienta aos moradores que não coloquem telhas ou lonas sobre os escombros. Por isso, afixou cartazes nas portas, orientando sobre o perigo.
Medo
“A gente ficou muito assustado. Se eu não tivesse saído, as telhas tinham caído na minha cabeça”, afirmou a moradora Marcela, mãe de quatro adolescentes e que tem a sogra acamada.
Uma força-tarefa da Prefeitura foi montada para atender as famílias. Participam do grupo, a Defesa Civil e as secretarias de Habitação (Sehab), Serviços Públicos e Assistência Social. Até o momento, segundo a Prefeitura, o Cartão Nutrir foi disponibilizado para cinco famílias. O valor do benefício é de R$ 116,48. Todas elas vão receber o auxílio-moradia emergencial, que é R$ 605. A entrega será feita entre hoje e amanhã (17).
O que aconteceu?
O vento, que chegou a 74,1 km/h, derrubou 28 árvores e destelhou 11 residências. A ventania foi registrada pelo equipamento que fica no Aeroporto Internacional de Viracopos, às 17h35 de ontem, feriado da Proclamação da República. O maior volume de chuva foi registrado no Jardim Satélite Íris I com 23,16 milímetros, seguido pelo Jardim das Bandeiras, com 13,2 mm.
A região mais atingida foi a Norte, com destelhamentos na Vila Réggio, no Jardim Regina e no Jardim Rosália e quedas de árvores nos bairros Três Marias, Cidade Universitária (Barão Geraldo), Vila Proost Souza, Jardim Regina, Parque Via Norte, Chácara Cneo, Vila Réggio e Jardim Chapadão.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294