A primeira “superlua” do ano marcou presença no céu da região de Campinas nesta segunda-feira (3). O fenômeno, também conhecido como “superlua dos cervos”, ficou visível a olho nu e foi apreciado por moradores, que fizeram registro do satélite maior e mais brilhante.
Em um céu limpo de nuvens, o espetáculo natural aconteceu a partir das 17h55. Astrônomos explicam que a Lua apresentou um brilho mais intenso e um tamanho aparente até 7% maior.
Confira os registros:
LEIA TAMBÉM
Grupo EP está com 43 vagas abertas; veja oportunidades e programa de estágio
Sol e frio: veja como fica o tempo nesta terça em Campinas
O QUE É SUPERLUA CHEIA?
As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% do perigeu – que é a sua maior aproximação da Terra. Desta forma, o satélite natural parece maior e mais brilhante no céu. Segundo o astrônomo do Observatório de Campinas Júlio Lobo, na noite de ontem, a Lua esteve cerca de 361 mil/km perto da Terra. “Geralmente a distância média da lua e Terra é de 384 mil/km”, explicou ao acidade on Campinas.
SUPERLUA CHEIA OU SUPERLUA DOS CERVOS?
Superlua Cheia e Superlua dos Cervos significam a mesma coisa. Na verdade, o segundo nome tem origem dos povos nativos norte-americanos.
“Eles preservam esses contos indígenas. Então, o nome faz referência de quando a galhada dos cervos começava a cair. Depois, a Lua do Esturjão, quando observava maior quantidade de peixes na época da procriação. E assim vai indo”, diz o astrônomo.
LUAS CHEIAS EM AGOSTO
Neste ano, os astrônomos calculam a ocorrência de, ao menos, 13 Luas Cheias. Lobo explicou que um desses fenômenos será a Blue Moon (Lua Azul, em português), que acontecerá no final de agosto.
“No mês que vem, vamos ter duas Luas Cheias. Isso ocorre a cada três anos, mais ou menos”, explica Lobo. O astrônomo também convida o público para assistir ao fenômeno no Observatório de Campinas. “O observatório lota de gente. Nós já fazemos isso há uns 20 anos e, todas as vezes, usamos licença poética e colocamos um filtro azul, para as pessoas realmente verem a Lua na cor azul”.
O Observatório de Campinas está localizado na estrada do Capricórnio, na Serra das Cabras. Ainda não há uma programação confirmada.
CALENDÁRIO DAS LUAS CHEIAS
1 de agosto: Superlua do Esturjão;
31 de agosto: Superlua Azul;
29 de setembro: Superlua da Colheita;
28 de outubro: Lua do Caçador;
27 de novembro: Lua do Castor;
27 de dezembro: Lua Fria.
LEIA MAIS
Polícia Civil investiga quadrilhas envolvidas em latrocínios, em Campinas