Moradores do estado de São Paulo já podem contar os dias para a chegada de um refresco no tempo na região. Serviços de meteorologia forneceram uma previsão mais precisa sobre a chegada da frente fria com chuva preta ao Interior paulista, que deve aliviar brevemente o calor e a secura extremos.
Quando a nova frente fria com chuva preta chega ao Interior de SP?
De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a tendência é de que a passagem da frente fria no Interior do estado aconteça entre o próximo domingo (15) e segunda-feira (16).
O Climatempo detalhou que o novo sistema chegou ao Rio Grande do Sul ao longo desta quarta-feira (11), aumentando a condição para ventos no estado e chuva à noite no Oeste e Sul gaúcho. Os ventos já ganham um pouco mais de intensidade devido à circulação atmosférica pelo Interior do país, inclusive no Interior de SP, o que pode favorecer o espalhamento dos focos de queimada, ainda de acordo com o serviço de meteorologia.
A nova frente fria veio do Uruguai, onde provocou o fenômeno da chuva preta (saiba mais abaixo). Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, é possível que esse tipo de precipitação ocorra durante a passagem do sistema nos estados do Sul, em áreas do Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo, incluindo o Interior.
O que é a chuva preta?
A chuva preta ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva, resultando em precipitações carregadas de partículas escuras. Josélia Pegorim destaca que já houve ocorrência do fenômeno neste ano em São Paulo.
Por conta da extensa nuvem de fumaça sobre o estado, é possível que a chuva preta aconteça novamente nos próximos dias.
Chuva vai melhorar a qualidade do ar?
Com a qualidade do ar comprometida em diversas regiões do estado de São Paulo por conta de queimadas, a fumaça ainda continuará a se espalhar nos próximos dias. O avanço da frente fria na sexta-feira ajudará a limpar a atmosfera no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas redirecionará e concentrará a fumaça nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, aponta o Climatempo.
Infelizmente, não há uma previsão concreta de melhora significativa na qualidade do ar, já que as queimadas devem continuar intensas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Candidato à Prefeitura de Piracicaba, Barjas Negri, foca em educação e diz que prevenção de desastres no rio Piracicaba cabe ao Estado
Caminhão tanque perde freio e invade casa em Piracicaba