O tempo começa a mudar em todo o estado de São Paulo nesta quarta-feira (9). Após uma sequência de dias quentes, a passagem de uma frente fria pelo oceano vai modificar as condições climáticas, trazendo aumento na nebulosidade e pancadas de chuva em todas as regiões paulistas a partir da noite. Essas precipitações devem se intensificar ao longo da madrugada de quinta-feira (10), com possibilidade de temporais, raios e chuvas volumosas em diversas áreas. A previsão do tempo é do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
Frente fria trará chuvas intensas
Com a chegada dessa frente fria, há um risco significativo de transtornos como alagamentos e enxurradas, especialmente entre quinta e sexta-feira, quando a nebulosidade será variável e a chuva poderá ocorrer a qualquer momento do dia.
Hoje, as temperaturas permanecem altas em praticamente todo o estado, com máximas entre 38°C e 40°C, exceto no Litoral, onde os termômetros ficarão entre 27°C e 29°C. A umidade relativa do ar segue muito baixa, variando entre 10% e 20%, o que exige cuidados extras com a saúde.
Amanhã, embora as temperaturas continuem elevadas, espera-se uma leve queda devido à chegada das chuvas, o que pode trazer alívio temporário para as regiões que vêm enfrentando calor extremo.
Onde mais vai chover no estado de SP durante a semana mais chuvosa?
De acordo com a MetSul, esse período de precipitações poderá se estender por 10 dias e deverá cobrir a maior parte do país, com exceção de regiões do Nordeste. A previsão indica que os maiores acumulados se concentram nos estados de Santa Catarina e Paraná, cujas cidades podem registrar um volume de chuvas superior ao de 100 mm.
Já no estado de São Paulo, a atenção, no entanto, deve ser focada principalmente para o Litoral paulista com acumulados de chuva que podem ultrapassar os 60 mm em alguns pontos.
Segundo o boletim, podem ocorrer episódios de chuva intensa com raios, queda de granizo e vendavais, em especial da tarde para a noite, tal como ocorre nos meses de verão. Esse aumento de intensidade das chuvas será efeito de uma instabilidade que “se dará sob uma atmosfera aquecida que favorece a convecção (movimento ascendente do ar)”, de acordo com a empresa.
A chuva será mais moderada no interior de São Paulo. Mas, ainda assim, importante para a região que sofre com seca e incêndios intensos nos últimos meses. Em Campinas, por exemplo, há previsão de chuva nesta quinta (10), sexta (11) e sábado (12).
“Há quase seis meses não se observava um mapa com projeção de chuva para o Brasil com precipitação em tantos lugares do país como se vê para o período dos próximos dez dias”, diz o boletim.
Para o final de semana, o tempo deve continuar instável em boa parte dessas regiões, com chuvas mais intensas localmente.
Veja a previsão do tempo para Campinas, segundo o Climatempo
- Quarta-feira (9): mínima de 19°C e máxima de 32°C. Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
- Quinta-feira (10): mínima de 20°C e máxima de 30°C. Sol com muitas nuvens passando a chuvoso à noite. Noite nublada, com possibilidade de garoa.
- Sexta-feira (11): mínima de 20°C e máxima de 30°C. Sol com muitas nuvens passando a nublado, com possibilidade de garoa, à noite. À noite o tempo fica chuvoso.
- Sábado (12): mínima de 19°C e máxima de 30°C. Sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade.
- Domingo (13): mínima de 17°C e máxima de 28°C. Sol com algumas nuvens. Sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Caminhão de lixo pega fogo no Jardim Alvorada
APqC: soltura de peixe no Rio Piracicaba sem estudo prévio pode causar desequilíbrio