O tempo segue instável no estado de São Paulo durante essa sexta-feira (11), com grande potencial para a ocorrência de tempestades de alto impacto em todas as áreas a partir da tarde. A passagem de uma nova frente fria na região gera um ambiente favorável para tempo meteorológico severo, segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
Quando nova frente fria deve causar temporais e alagamentos?
O centro de pesquisas afirma que a passagem da frente fria pelo estado de São Paulo acontece entre a tarde desta sexta-feira (11) e a madrugada do sábado (12). Tempestades do tipo “linhas de instabilidade” são esperadas, se formando no Oeste do estado ainda no período da manhã e avançando para Leste, cruzando todo o território paulista entre a tarde e a noite.
Além do risco associado às chuvas, com previsão de ocorrências intensas e volumosas, – resultando em transtornos como alagamentos, enxurradas e inundações – , ainda há alta expectativa, segundo o Cepagri, por muitos raios, fortes rajadas de vento (superiores a 80 km/h) e granizo, que podem resultar em quedas de árvores, destelhamentos e queda de energia elétrica.
No decorrer do sábado (12), o tempo vai firmando novamente em São Paulo a partir da divisa com o Paraná. Chuvas ainda podem ocorrer no Litoral e ao longo da divisa com Minas Gerais no final de semana – no Litoral, os ventos que sopram do oceano transportando umidade mantém condição de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuvas a qualquer momento.
Na faixa de divisa com Minas Gerais, nebulosidade variável, com possibilidade de pancadas entre tarde e noite. Nas demais áreas, predomínio de sol a céu parcialmente nublado.
Cidades em alerta para tempestades
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um novo alerta de perigo para tempestade, contemplando cidades do estado de São Paulo. O aviso vale até o meio-dia deste sábado (12) e aponta para risco potenciais de chuva entre 30 e 60 milímetros/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As cidades do estado de SP em alerta para tempestades estão nas regiões de:
- Presidente Prudente
- São José do Rio Preto
- Campinas
- Bauru
- Piracicaba
- Itapetininga
- Ribeirão Preto
- Araçatuba
- Macro Metropolitana Paulista
- Marília
- Araraquara
- Vale do Paraíba Paulista
- Metropolitana de São Paulo
- Assis
- Litoral Sul Paulista
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Lula sanciona aumento de pena de feminicídio para até 40 anos
Veja o que abre e o que fecha em Piracicaba no feriado de 12 de outubro