- Publicidade -
CotidianoFrente fria traz chuva e ventos de 50 km/h para a região a partir desta terça

Frente fria traz chuva e ventos de 50 km/h para a região a partir desta terça

De acordo com a previsão, a mudança vai ocorrer após a passagem da frente fria pelo Litoral nesta terça-feira (8)

- Publicidade -

O tempo abafado e quente dará uma trégua a partir desta terça-feira (8) com a passagem de uma nova frente fria pelo Litoral do estado de São Paulo. De acordo com a previsão, a mudança no clima virá com pancadas de chuva e ventos de até 50 km/h na região de Campinas e também em São Paulo.

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, o bloqueio atmosférico que manteve as condições de tempo estável em boa parte do país na semana passada já se dissipou, mas o estado segue sob forte influência de uma massa de ar quente e seco.

A passagem da frente fria pelo litoral está prevista para esta terça. O fenômeno deve ocasionar ventos de intensidade moderada a forte, com velocidades médias em torno de 30 km/h e rajadas ocasionais de 50 km/h. Além disso, a frente fria irá favorecer a entrada de umidade do oceano na região, resultando em umidade relativa do ar mais elevada no período da tarde, algo em torno de 50%.


LEIA TAMBÉM

Campinas terá corte no fornecimento de água amanhã; veja bairro

Mulher é atropelada na Avenida John Boyd Dunlop em Campinas

Com isso, haverá a formação de nebulosidade, mantendo céu parcialmente nublado, não se descartando períodos de céu nublado e ocorrência chuvisco isolado à noite. As temperaturas também devem cair, com termômetros registrando a variação entre mínima e máxima entre 16ºC e 26ºC. Na tarde desta segunda-feira os termômetros registraram a máxima de 30,5ºC por volta das 16h, segundo medição do Cepagri.

E a chuva?

Já para a quarta-feira (9) a tendência é de nebulosidade, com períodos de predomínio de sol pela manhã e aumento na cobertura de nuvens à tarde. No período da noite, estão previstas pancadas isoladas de chuva na região de Campinas.

“O desenvolvimento de uma área de baixa pressão no sul do país deverá afetar uma porção do estado de SP, incluindo a RMC (Região Metropolitana de Campinas), e há possibilidade de pancadas isoladas de chuva a partir do entardecer, sem indicativos de chuvas volumosas ou generalizadas”, informa o Centro.

- Publicidade -

Os ventos fortes e com rajadas ocasionais permanecem até o final da manhã. As temperaturas ficam entre 16º e 28ºC. De acordo com o Cepagri, são esperados cerca de 5 milímetros.

“Não é uma chuva muito volumosa, mas se tivermos esses cinco milímetros será importante para “limpar” a atmosfera (remoção de poluentes pelo processo de deposição úmida) e para atenuar a estiagem, ao menos de forma superficial”, afirma o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.

No estado

A passagem da frente fria pelo litoral do estado irá favorecer a entrada de umidade na faixa costeira, deixando o céu parcialmente nublado a encoberto e com chuvas em todo o litoral, Vale do Ribeira e áreas próximas.

Segundo a previsão, as chuvas devem ocorrer no litoral sul já no decorrer da madrugada desta terça, onde o tempo permanece encoberto durante todo o dia, avançando para as demais áreas litorâneas ao longo do dia. Há possibilidade de chuvas localmente intensas e volumosas nessa porção do estado.

Nas demais áreas do Sul e Leste paulista, a condição é de céu parcialmente nublado a nublado, mas são baixas as chances de chuva, que podem ocorrer de forma rápida, fraca e isolada no decorrer da tarde.

Quanto aos termômetros, uma breve entrada de ar frio em combinação com a condição de céu encoberto deixará as temperaturas mais baixas no extremo sul do estado, e a nebulosidade manterá as temperaturas máximas mais amenas, em torno de 24ºC.

A volta do calor

A previsão do Cepagri estima que as temperaturas devem voltar a subir partir de quinta-feira (10), quando há expectativa dos termômetros ultrapassarem 30ºC. Além disso, a umidade relativa do ar mínima deverá ficar abaixo de 30% novamente.

Com o tempo seco e com o acúmulo de poluentes na atmosfera, é importante manter a hidratação regular e umidificação de ambientes, bem como o uso de soluções adequadas para pele, olhos e mucosas ressecados, sobretudo pessoas com maior sensibilidade ou condições de saúde que possam ser agravadas pelo tempo seco.

Além do ar seco, as estações de monitoramento da qualidade do ar na região (da rede da Cetesb) já vêm indicando longos períodos de qualidade do ar “moderada”, o que pode resultar em sintomas como cansaço ou tosse seca em grupos vulneráveis da população, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades cardíacas e respiratórias.

“Em adição a esses quadros, a ausência de chuvas significativas nas últimas semanas exige especial atenção quanto às queimadas, pois o risco de fogo está muito alto em boa parte do estado, o que demanda cuidados para evitar o início de focos de incêndio. Os ventos mais intensos nos próximos dias poderão dificultar o combate às queimadas e favorecer sua intensificação e rápida propagação”, acrescenta o Cepagri.


LEIA MAIS

Rodeios: veja as datas e atrações dos principais eventos de agosto e setembro

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -