A Guarda Municipal apreendeu uma carreta com quase 1 tonelada de maconha na noite de ontem (30) em Monte Mor. Ao todo, os tijolos somaram 904 kg do entorpecente. Dois homens foram presos.
Segundo a corporação, uma denúncia anônima levou a equipe até a carreta, que estava sendo carregada próximo à saída para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), no bairro Jardim Paviotti. De acordo com a GM, os moradores da região suspeitaram da ação e acionaram a equipe.
Além da maconha, separada em tijolos, o veículo estava carregado com produtos diversos, como roupas e calçados, com nota fiscal. Outra parte da droga foi encontrada em um carro que estava ao lado da carreta.
Um terceiro veículo fugiu ao notar a presença das equipes. Segundo a Guarda Municipal, um homem em um Fiat/Uno percebeu a movimentação dos guardas e fugiu em alta velocidade. Houve perseguição até que o carro caiu em uma vala e o homem fugiu em uma área de mata. Ele ainda não foi localizado.
Os guardas acreditam que a carga do entorpecente era trazida de carro e carregada no caminhão porque provavelmente o local onde a mercadoria estava armazenada não comportava a passagem de um veículo grande.
PRESOS
Segundo a GM, os dois homens detidos, de 22 anos, disseram que a carga iria ser levada para Pernambuco.
Um deles era o motorista do caminhão, natural da Bahia, que confessou para os guardas municipais que receberia R$ 5 mil para transportar a carga para o nordeste, mas negou que sabia da presença do entorpecente.
Ele e o ajudante, que é de Campinas, foram presos em flagrante e vão responder por tráfico de drogas e associação ao tráfico. Eles já tinham antecedentes criminais.
A droga foi encaminhada para a Delegacia de Monte Mor e depois levada para a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana. Ela será destruída.
O caminhão e o carro foram apreendidos e os donos da outra carga, que era legalizada, foram acionados. A Polícia Civil vai investigar o caso para tentar chegar até o homem que fugiu e buscar a origem da maconha apreendida.