Um Guarda Municipal de Vinhedo foi preso em flagrante na madrugada de sábado (31), em Louveira, suspeito de atirar contra três pessoas durante a Festa Nordestina. O agente afirma que o disparo foi acidental. A Justiça concedeu liberdade provisória ao guarda, em audiência de custódia realizada na manhã deste domingo (1º).
O caso aconteceu após um “tumulto generalizado” durante a festa, segundo o boletim de ocorrência. O momento da confusão e do disparo foi registrado por câmeras de segurança e por outras pessoas que estavam no local. Confira:
Entenda a confusão durante a festa em Louveira
De acordo com o boletim de ocorrência, houve um tumulto generalizado entre os participantes da Festa Nordestina. Pouco tempo depois, o GM de Vinhedo, que estava em período de folga, efetuou um “disparo acidental” da arma de fogo que estava com ele. O projétil atingiu três pessoas que estavam próximas.
Uma das vítimas atingidas ficou com a bala alojada na perna. Ela foi levada à Santa Casa e precisou ser transferida para o Hospital São Vicente de Jundiaí, onde passaria por cirurgia para retirada do projétil. A mulher não corre risco de morte, segundo o boletim de ocorrência.
As outras duas pessoas foram atingidas de raspão. Ambas foram identificadas e atendidas.
Ainda conforme o boletim de ocorrência, guardas municipais de Louveira que trabalhavam na festa ouviram o disparo e correram para o lugar onde o grupo estava, como também é possível ver no vídeo acima. No local, eles encontraram o guarda de Vinhedo caído e um morador entregou a arma que seria dele.
O suspeito admitiu aos agentes que disparou acidentalmente a pistola que carregava. A arma de fogo foi apreendida e foi feita a prisão em flagrante delito. O caso foi registrado na Delegacia de Louveira como disparo de arma de fogo e lesão corporal.
A pena máxima para o crime cometido pelo guarda municipal na festa em Louveira ultrapassa quatro anos de reclusão, por isso não foi definida fiança para o caso.
Em nota, a organização da Festa Nordestina lamentou o ocorrido e disse que “toda a assistência foi disponibilizada aos envolvidos”.
Já a Prefeitura de Louveira informou que o evento, que tem sido realizada na Área de Lazer do Trabalhador, não é de organização e responsabilidade da Prefeitura, e sim de uma empresa particular, mas cobra investimento na segurança interna para realização. Além disso, afirmou que, por ser agente de segurança, o Guarda Municipal de Vinhedo tem autorização para portar arma de fogo – veja as notas completas abaixo.
GM foi afastado do serviço
A Guarda Municipal de Vinhedo informou que o suspeito foi afastado do serviço de rua após o caso, mas não da corporação. Ele vai ser submetido nos próximos dias a exame psicológico.
Por ação interna, também vai responder para a Corregedoria da Guarda, órgão responsável por apurar a conduta dos agentes.
Nota da Prefeitura e da organização do evento
Veja a nota da Prefeitura de Louveira na íntegra:
Veja a nota da organização do evento na íntegra:
*Com informações da EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Desfile de 7 de Setembro em Nova Odessa terá novo local
51º Salão de Humor de Piracicaba começa hoje; veja até quando visitar