- Publicidade -
Cotidiano‘Golpe do Amor’: 80 sequestradores já foram presos em SP; veja cuidados

‘Golpe do Amor’: 80 sequestradores já foram presos em SP; veja cuidados

Sequestradores já fizeram vítimas na região de Campinas; veja alerta

- Publicidade -

 

A DAS (Divisão de Antissequestro) da Polícia Civil, publicou um alerta a população sobre os cuidados na hora de utilizarem aplicativos de relacionamento. Desde o início do ano, 80 sequestradores foram presos aplicando o chamado “Golpe do Amor”, segundo a secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Em março deste ano, duas pessoas da região de Campinas foram vítimas do golpe em menos de 24h. Um homem de 44 anos de Santa Bárbara dOeste foi sequestrado e mantido em cativeiro após marcar um encontro. Um jovem de 24 anos de Valinhos também caiu na armadilha e ficou refém de sequestradores na capital (veja mais aqui aqui).

Segundo a polícia, o golpe começa pela internet, principalmente em aplicativos de relacionamento. O delegado divisionário da Divisão Antissequestro, Fábio Nelson Fernandes, alerta para os principais cuidados que as pessoas que forem usar esses apps precisam ter. 

Dentre eles está: 

  1. a solicitação de vídeo chamadas antes dos encontros, assim é possível comparar as fotografias do perfil com o rosto da pessoa que de fato está em conversação.Caso haja recusa na chamada há a possibilidade de não se tratar da mesma pessoa e ser um perfil falso. Dando início assim a um sequestro.
     
  2.  Outra dica é realizar o encontro em um local público, fato que diminui a possibilidade de sequestro. É importante frisar que se, durante as conversações para o encontro, houver mudança do local público para outro local, não é recomendado ir. Isto pode ser um artifício para atrair a vítima para o sequestro.
     
  3. Além disso, é recomendado fazer uma verificação do perfil dessa pessoa em redes sociais e uma pesquisa na internet com o nome com que ela se apresenta. E claro, nunca compartilhar informações pessoais de localização e rotinas diárias.

 

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Viagens mais caras: aumentos na Rodoviária de Campinas e pedágios da região começam hoje

Campinas abre novos concursos públicos com 96 vagas na Educação, Defesa Civil e Orquestra; veja salários
 

Neste ano a DAS atendeu ao todo 26 casos, sendo 24 esclarecidos. “No ano passado, houve uma média de 9,6 casos por mês – em comparação a este ano, a redução foi de cerca 50%”, informou o órgão. 

“Tínhamos peças do quebra-cabeça com as duas polícias. O que fizemos foi juntá-las para que os crimes fossem esclarecidos. Com isso, conseguimos desarticular as quadrilhas. As polícias estão trabalhando para essa proteção ao cidadão, mas é necessário que as dicas de segurança sejam levadas em conta, já que nesses casos, a vítima se coloca em vulnerabilidade”, diz o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -