O governo do Estado de São Paulo decidiu prorrogar o fechamento de 81 Unidades de Conservação, popularmente chamados de parques estaduais. A medida, anunciada ontem (11) após uma reunião do gabinete de crise do governo, foi tomada em resposta às condições climáticas que continuam a representar risco elevado de incêndios nos próximos dias. As áreas estão fechadas desde o dia 1º de setembro com o objetivo de proteger a população e concentrar esforços na prevenção e combate ao fogo.
Na região de Campinas são ao menos cinco parques que estão fechados (veja mais abaixo).
Parques parcialmente abertos
De acordo com a portaria emitida pela Fundação Florestal, apenas os parques estaduais de Campos do Jordão e Cantareira estarão parcialmente abertos ao público, mas somente nas áreas concessionadas e caso não haja risco aos visitantes. Durante o período de fechamento, as equipes que atuam nas Unidades de Conservação continuarão focadas no monitoramento territorial, combate a incêndios, sensibilização das comunidades locais e apoio administrativo e logístico.
“Diante da persistência das condições climáticas, que favorecem a ocorrência de incêndios, tomamos a decisão de prorrogar o fechamento dos Parques Estaduais. Essa medida, embora temporária, é fundamental para proteger a biodiversidade e garantir a segurança de todos. Nossos profissionais continuam atuando incansavelmente no combate a possíveis focos de incêndio e na proteção das áreas fechadas”, afirmou Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal. Ele destacou que a medida tem sido eficaz e que o fechamento será mantido enquanto o risco climático persistir.
Quando a medida foi tomada, no início do mês, o Estado havia estimado a reaberturas das áreas verde hoje (12).
De acordo com o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, a medida é necessária para minimizar os impactos dos incêndios florestais e concentrar os recursos e esforços para garantir a preservação dos ecossistemas e a segurança dos envolvidos.
Quais parques foram fechados na região de Campinas?
- EE Mogi-Guaçu
- EE Valinhos
- EEX Mogi Mirim
- EEX Mogi-Guaçu
- ReBio Mogi-Guaçu
Alerta de onda de calor e riscos de incêndio
As cidades do Interior de São Paulo estão sob alerta do Inmet para grande perigo potencial por causa da forte onda de calor iniciada no país no início desta semana. De acordo com o alerta, a temperatura ficará até 5°C acima da média.
O alerta de grande perigo potencial segue até a noite da próxima sexta-feira (13). No estado apenas a faixa do litoral está fora deste alerta. Além do Interior, cidades da grande São Paulo também estão sob o alerta do Inmet.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Falamansa fará show gratuito em Piracicaba neste domingo; veja horário e local
Homem é preso por vender anabolizantes ilegalmente em academias de Capivari