- Publicidade -
CotidianoGrupo comandado por mulheres traz cor e vida para praça em comunidade periférica

Grupo comandado por mulheres traz cor e vida para praça em comunidade periférica

Iniciativa que começou há dois anos revitalizou uma praça na Rua Thereza Pogetti, no Jardim das Figueiras

- Publicidade -

Um grupo comandado por mulheres realiza um projeto para revitalizar espaços de convivência em uma comunidade periférica em Valinhos. A iniciativa começou em uma praça na Rua Thereza Pogetti, no Jardim das Figueiras, há cerca de dois anos, em que o projeto foi concluído recentemente com a pintura do local. 

A repercussão da ação que busca melhorar o espaço para os moradores da região fez com que outros bairros da cidade se interessassem pela proposta de trazer “mais vida” para estes locais. Porém, as realizadoras do projeto ainda sentem falta de apoio e iniciativa por parte da Prefeitura da cidade, principal responsável pela manutenção dos espaços públicos 

Como surgiu o projeto do grupo

A artesã Marilene Aparecida dos Santos, uma das responsáveis por iniciar o projeto, conta que ele teve início em 2022, quando ela atuava na CEPM (Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres). “Convidamos as mulheres do bairro Jd. Figueiras e União para encontros semanais, para o fortalecimento da convivência entre as pessoas da comunidade”, disse.  

A partir desse convívio, perceberam que a praça que fica entre os dois bairros precisava de cuidados. Com isso, o grupo formado por 14 mulheres e um homem realizou um processo de limpeza do espaço, e em seguida plantou mais de 30 mudas de árvores nativas e frutíferas, com apoio da Prefeitura, assim como mudas de plantas para jardins doadas pelas próprias moradoras. 

Além de manterem e a preservação e cuidados da praça, a partir do grupo também nasceu a vontade de terem uma horta comunitária no bairro. Eles encontraram um espaço público no bairro que estava servindo apenas para descarte de entulhos para conseguirem criar uma área de plantio de hortaliças e legumes. 

“Tudo isso é compartilhado entre o grupo e também é doado para outras famílias em situação de vulnerabilidade”, explica Marilene. A horta é totalmente cuidada pelo grupo de mulheres da comunidade, em que as mudas e sementes são doadas pelas próprias participantes ou outros colaboradores. 

Depois dos plantios na praça e na hora, surgiu a ideia de trazer “cor e vida” para a praça do Jardim das Figueiras, como contou Marilene. O grupo, então, decidiu colorir os bancos e mesas da praça, além de comprarem mudas de flores coloridas. Também foram colocadas placas de madeira com orientações e palavras de incentivo, feitas de forma manual.  

- Publicidade -

Importância de revitalização de espaços públicos 

Sobre a importância da iniciativa, Marilene conta que um dos motivos que levaram o grupo a realizar o projeto foi perceberem muitas pessoas com depressão na comunidade. Dessa forma, acreditavam que deixar um espaço público com mais vida poderia ajudar na recuperação. “Temos casos e depoimentos a este respeito”, afirma. 

A artesã e integrante do grupo, Vanusa Martins da Silva, acredita que é importante conscientizar os moradores para que a comunidade tenha um ambiente melhor para se viver.  

Ela também acha que a revitalização no Jardim das Figueiras trouxe melhorias para o dia a dia dos moradores do bairro. “Melhorou muito, os moradores ficaram muito felizes com a mudança pois ficam mais tempo aproveitando a praça, principalmente as crianças. A praça ficou com mais vida e com mais cor”, disse.  

Segundo Marilene, após o projeto de revitalização se espalhar entre outros moradores do bairro, a quantidade de colaboradores do grupo aumentou. “Até os jovens estão ajudando a manter a praça limpa e em ordem. Todos ajudam a molhar as plantas, rastelar as folhas, trazem esterco, dão sugestões. Enfim, o projeto mexeu com todos dos bairros”, disse. 

Pessoas de outras vizinhanças tomaram conhecimento da iniciativa depois da ação inicial no Jardim das Figueiras, o que fez com que dois bairros entrassem em contato com o grupo para ter apoio na revitalização de outras praças na comunidade. 

O grupo comandado por mulheres hoje é um dos Clubes de Mães de Valinhos. As integrantes mantêm convivência diária e semanalmente, se reunindo uma vez por semana para conversar e fazer artesanato. 

Falta de apoio da Prefeitura 

Apesar da iniciativa do grupo de mulheres ter contado inicialmente com apoio da Prefeitura em ações pontuais, como no plantio de mudas, as integrantes do grupo sentem falta da atuação da Administração municipal na manutenção de espaços públicos, como a praça do Jardim das Figueiras.  

“Sinto falta de apoio, poderiam fazer mais para manter as praças e espaços em condições de uso. Quando precisamos do serviço público temos que pedir muitas vezes e não somos atendidos. A Administração poderia olhar mais pelos bairros e ver a necessidade de cada um dando mais apoio a ações como esta”, comenta Vanusa.  

O que diz a Prefeitura? 

Em resposta ao acidade on, a Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Serviços Públicos, informou que a praça da Rua Thereza Pogetti recebe serviços de zeladoria periodicamente, em um intervalo inferior a um mês. O último roçamento foi efetuado no fim do mês de maio, “o que demonstra que a ação no local está em dia”, afirma.  

A Prefeitura disse que a iniciativa do grupo foi apenas “a execução da pintura de bancos com cores diferenciadas para deixar a praça mais bonita”, já que anteriormente eles eram cinzas e já tinham sido pintados pela Administração. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Festa de Santo Antônio terá missas, bolos, pães e quermesse; confira programação

Vai esfriar no feriado? Veja como fica o tempo no Dia de Santo Antônio em Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -