A Guarda Municipal fechou nesta segunda-feira (22) uma fábrica clandestina de venda e fabricação de balões na Rua Dracena, no Jardim Itatinga, em Campinas. Uma equipe da GM chegou até o local por meio de denúncia anônima.
Segundo relato, foram encontrados materiais utilizados na confecção dos balões, desde folhas de seda até pequenos explosivos, além de fotos de balões e troféus de campeonatos clandestinos. Um suspeito de fazer parte do esquema de venda de balão foi conduzido à 2ª Delegacia Seccional de Campinas, no Jardim Londres, onde o caso foi registrado.
O local foi interditado para o trabalho da perícia. Esse já é o segundo caso de interdição de local com fabricação de balões em Campinas no mês de abril. No dia 5, um imóvel no Jardim São Pedro foi alvo de uma operação da PM com foco nesse tipo de crime.
Fabricar balões é crime
Fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei nº 9.605/98, dos crimes contra a flora. O texto diz que “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”.
A pena é de prisão de 1 a 3 anos, ou multa, ou ambas, de forma cumulativa. Vale ressaltar que crimes ambientais são inafiançáveis.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Homem é preso com 68 kg de droga após ultrapassagem
Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista