Seis dias após o prazo previsto, o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp confirmou nesta terça-feira (7) que seis novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátricos foram abertos e estão em funcionamento.
O anúncio acontece menos de uma semana após o início da ampliação, no dia 1º, quando foram liberados dez leitos de terapia semi-intensiva para crianças.
Na ocasião, o Hospital de Clínicas chegou a explicar que os leitos não haviam sido liberados porque os berços e as bombas de infusão não tinham chegado. Desta vez, porém, o motivo do atraso não foi divulgado pela unidade.
Anunciada pelo governo estadual em 26 de maio, a instalação de novas vagas para pacientes infantis inclui, ao todo, 26 leitos de terapia intensiva.
LEIA TAMBÉM
Hospital Ouro Verde registra fila de pacientes em Campinas
Estado quer parceria com HC de Campinas pra zerar filas de cirurgias na RMC
Moradora de Campinas é multada por furar fila de vacinação contra covid
UNIDADES DO HES
De acordo com o anúncio do governo estadual, outros 15 leitos são esperados no HES (Hospital Estadual de Sumaré), sendo cinco de UTI, cinco de semi-intensiva e outros cinco de urgência pediátrica. A abertura das unidades deveria ter acontecido no dia 1º de junho.
No dia previsto, a unidade informou que a nova previsão é de que as estruturas sejam implementadas até 10 de junho, porque as equipes de profissionais da saúde que vão atuar nessas vagas ainda não foram contratadas.
Na última segunda-feira (6), o HES relatou que o processo seletivo segue em andamento.
ANÚNCIO DO ESTADO
Em visita à Campinas no último dia 26 de maio, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou a abertura de 31 leitos pediátricos para a região de Campinas a partir de 1º de junho. Ao todo, foram anunciados 16 leitos no HC da Unicamp e 15 no HES, o Hospital Estadual de Sumaré.
“São leitos importantes que vão atender as crianças neste momento aonde as crises respiratórias ampliam-se e aumentam durante este período do ano. Além disso, essa demanda crescente nos fez mobilizar junto à Unicamp e ao Hospital Estadual de Sumaré a necessidade da abertura desses leitos de maneira emergencial”, disse o governador na ocasião.
Presente no anúncio das novas vagas para a região, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, detalhou a distribuição das unidades nos dois locais. “Serão seis UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e 10 semi-intensivas no HC”, disse no dia 26 de maio. No HES, serão cinco UTIs, cinco semi-intensivas e cinco de urgência pediátrica, informou, também.
A medida visa desafogar o sistema de saúde da região, que convive com a superlotação das UTIs para crianças.
“Esse é o primeiro anúncio de um esforço emergencial que foi feito para que a gente, já a partir de 1º de junho, pudesse ter 31 leitos abertos de pediatria. Esse esforço continua. A DRS (Departamento Regional de Saúde) está dialogando com as prefeituras e os prefeitos também estão comprometidos em ajudar a abertura desses leitos e nós teremos novos anúncios nas próximas semanas”, afirmou Rodrigo Garcia.