A histórica fonte de água do Largo do Pará, um dos principais pontos de encontro da região central de Campinas, está novamente em funcionamento. O chafariz, que é um dos destaques da praça, foi recuperado durante as obras de revitalização do espaço que começaram no começo deste mês e devem ser concluídas em aproximadamente 10 dias.
Localizado entre as ruas Barão de Jaguara e Duque de Caxias, além das avenidas Francisco Glicério e Aquidabã, o Largo do Pará possui 9,9 mil metros quadrados e está passando por uma revitalização.
Chafariz do Largo do Pará
O chafariz Largo do Pará é feito de ferro fundido, que data do final do século 19 e foi construído pela antiga Companhia de Pesca Mac Hardy, e é um patrimônio significativo da cidade.
O funcionamento do chafariz é controlado por um timer, que alterna o jorrar da água: por uma hora, a água flui, seguida de uma pausa de uma hora. Esse chafariz, que está no Largo do Pará desde 1933, foi transferido do Largo do Rosário e continua a ser um ícone da cidade.
“A fonte é um dos equipamentos mais importantes do ponto de vista histórico, datando de uma época em que Campinas passava por grandes transformações”, afirmou o secretário de serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Largo do Pará é patrimônio cultural O Largo do Pará é tombado como patrimônio histórico e cultural desde 20 de maio de 2008, o que garante a preservação de suas características originais. A denominação “Pará” foi dada em homenagem ao maestro campineiro Carlos Gomes, que faleceu no estado do Pará, simbolizando a conexão da cidade com sua rica história musical.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Guarda flagra descarte irregular de resíduos em ribeirão de Rio das Pedras
Polícia apreende duas toneladas de maconha que seriam distribuídas em Nova Odessa