A estância turística de Holambra aumentou as restrições para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus e determinou que a circulação de ônibus e vans de fretamento será limitada na cidade. A medida foi publicada no decreto municipal nº 1.635, na última quinta-feira (10), e determina que seja realizada uma solicitação por e-mail, com autorização prévia do município para a entrada de excursões.
De acordo com a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, a determinação visa organizar o trânsito e impedir focos de aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados. “Temos registrado forte crescimento do número de visitantes ao longo das últimas semanas, sobretudo em datas comemorativas. Decidimos, a partir disso, criar regras para restringir o acesso de excursões”, relata a diretora.
Segundo o decreto, os interessados deverão enviar uma solicitação diretamente à Diretoria de Turismo, através do e-mail diretoria.turismo@holambra.sp.gov.br, com antecedência de 10 dias da data desejada para a viagem. Após a avaliação, os veículos autorizados irão receber um cartão de identificação, que será enviado por e-mail ou qualquer outro meio eletrônico.
A autorização deverá ser impressa em tinta colorida e precisará ficar à mostra no veículo durante o período de excursão na estância. De acordo com o decreto municipal, haverá fiscalização na cidade. “As forças policiais do município e Estado poderão coibir o acesso e o estacionamento de veículos não credenciados”, diz trecho da publicação oficial.
Segundo a administração municipal, só no último final de semana, foram recebidas mais de 100 solicitações para ônibus e transportes fretados para o turismo. Apenas 45 solicitações foram aprovadas pelo município.
O decreto municipal ainda salienta que a medida é necessária para frear a contaminação pela covid-19, uma vez que a região sofre com a falta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde na quinta-feira (10), Holambra possui 1.595 casos positivos da doença. Desde o início da pandemia, a estância já registrou 11 óbitos em decorrência do novo coronavírus.