*Matéria atualizada às 15h44 do dia 09 de março de 2023
Um homem, de 41 anos, foi baleado no pescoço durante um assalto na noite de ontem (8) em Campinas. A vítima tinha anunciado a venda de um celular, um iPhone, pela internet, e marcado um encontro com o comprador no Jardim São Pedro. No entanto, ele não imaginava que o comprador na verdade era um criminoso e o encontro se tratava de uma armadilha para roubar o aparelho.
Câmeras de segurança registraram o momento em que a vítima foi abordada pelos criminosos no ponto de encontro combinado. O local era a entrada de um condomínio de casas. O homem chegou ao local e perguntou para a portaria sobre o suposto morador, com quem teria combinado o encontro. No entanto, ele foi informado que não havia nenhum ninguém com o nome informado.
Nas imagens, é possível ver que a vítima segue parada com o carro em frente ao portão do condomínio. Na sequência aparecem dois homens em uma moto e param atrás do veículo da vítima. O garupa desce, aborda o motorista pela porta do passageiro e anuncia o assalto. Nas imagens, é possível ver uma movimentação rápida entre os dois, quando o homem é baleado.
O bandido então pega o iPhone, e foge na moto com o comparsa. O crime aconteceu às 19h30 e a ação dos bandidos durou menos de um minuto.
Após o assalto, é possível ver o motorista ainda sem muito controle da direção do carro. Segundo testemunhas, ele tentou procurar um pano para estancar o sangramento após ter sido baleado. Imagens mostram também a movimentação de moradores no local, e o atendimento à vítima feito pela Polícia Militar. Na sequência aparece o resgate do Corpo de Bombeiros.
O homem ferido foi encaminhado para o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A informação é que ele foi atendido e teve alta, ainda com o projétil no pescoço. Segundo o boletim de ocorrência, o homem compareceu a delegacia, mas estava abalado psicologicamente e não conseguia se comunicar verbalmente.
Os bandidos fugiram levando apenas um aparelho celular. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o celular da vítima, a motocicleta e capacetes usados pelos assaltantes foram localizados em seguida e foram apreendidos. Outro celular roubado segue desaparecido. O caso foi registrado como roubo tentado e localização/apreensão de objeto no plantão do 1° DP (Distrito Policial) de Campinas.
SEGUNDO CRIME NA REGIÃO
Esse foi o segundo caso do golpe do falso comprador na região. Em Monte Mor, um homem também foi abordado e assaltado por criminosos após chegar de carro ao local onde venderia um MacBook, que tinha sido anunciado em redes sociais. Na ocasião, os criminosos ainda levaram o carro da vítima. O crime aconteceu no dia 1º deste mês e câmeras de segurança registraram a ação (leia a matéria completa aqui).