O bloco 04 do Condomínio Jardins do Malta, em Hortolândia foi liberado pela Defesa Civil da cidade. O prédio foi esvaziado na última quarta-feira (17), depois que um engenheiro contratado pela administradora do empreendimento elaborou um laudo em que apontava risco de desabamento na torre, que tem grandes rachaduras e trincas.
Na ocasião, a Defesa Civil ratificou o documento e a Prefeitura de Hortolândia exigiu que a construtora responsável pela obra apresentasse um de um ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) com Laudo de Estabilidade.
O órgão municipal decidiu pela liberação do prédio porque a documentação exigida foi apresentada pela construtora e técnicos da Defesa Civil visitaram os apartamentos que apresentavam as principais rachaduras e avaliaram que não há risco de desabamento.
LEIA MAIS
Confira a previsão do tempo para este sábado em Campinas
Morre no Rio de Janeiro atriz Claudia Jimenez aos 63 anos
Em nota, a administração do condomínio demonstrou preocupação com o posicionamento da Defesa Civil, mas segue com a desinterdição. No texto, ela também afirma que não recebeu o laudo apresentado pela construtora e que segue favorável ao documento elaborado por um engenheiro contratado pela própria administração.
As dezessete famílias que deixaram o bloco na última quarta-feira vão decidir se retornam ou não aos seus apartamentos.
O QUE DIZ A CONSTRUTORA
Em nota, a Anhanguera Incorporações Imobiliárias afirmou que Defesa Civil de Hortolândia, após proceder vistorias e
analisar o laudo técnico atestando absoluta ausência de riscos e danos aos moradores, decidiu pela ampla desinterdição do Bloco 04 do empreendimento, sem a imposição de qualquer regra ou condição.
A construtora acrescenta, na nota, que “sempre zelou pela primazia e alta qualidade de seus empreendimentos, ciente da
responsabilidade de zelar pela segurança e bem estar dos compradores de suas unidades habitacionais”.
Por fim, a empresa diz que lamenta profundamente os fatos ocorridos e que “não pôde evitar a ocorrência dos acontecimentos, fruto de inverdades e conduta ilícita que serão apurados em procedimentos judiciais próprios, responsabilizando civilmente os causadores”.
A INTERDIÇÃO
O bloco 4 do Condomínio Jardins do Malta, em Hortolândia, foi interditado na quarta-feira (17) por risco de desabamento.
Os moradores do local já vinham relatando aos administradores que o prédio estava com rachaduras e trincas. A administração do condomínio contratou um engenheiro que avaliou a situação e identificou o risco. A orientação foi para que todo o bloco, onde moram 17 famílias, fosse esvaziado.
Segundo uma moradora do prédio, a advogada do condomínio orientou os moradores a se alojarem no salão de festas, mas ela foi para a casa de parentes.
Ela afirma que os problemas estruturais começaram há meses e que a construtora responsável pelas obras, Anhanguera Incorporações, foi notificada e mandou só um pedreiro para arrumar as infiltrações.