Com a coleta em atraso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começa nesta quinta-feira (13) a contratar em Campinas mais 586 recenseadores temporários para o Censo Demográfico 2022, que já está em andamento. As vagas estão em um edital de emergência, divulgado pelo instituto.
Os interessados devem procurar um dos postos do IBGE em Campinas (veja abaixo). As inscrições vão acontecer entre hoje e amanhã. Para se candidatar é necessário ter concluído o ensino fundamental e ter mais que 18 anos. “Não precisa ter experiência. A pessoa vai se inscrever, receber um treinamento de 3 dias e meio com todos os fundamentos para realizar o trabalho”, explicou a consultora do IBGE em Campinas, Rosemary Utida.
ATRASOS
Segundo o IBGE, as vagas estão abertas em todos os municípios em que o Censo está atrasado. Em Campinas, de acordo com o órgão, em torno de 260 mil unidades faltam ser visitadas. O número atual de recenseadores é apenas 48% do ideal para terminar os trabalhos. Segundo o instituto, Campinas tem uma meta de alcançar um quadro de 1.126 colaboradores do Censo, mas somente 540 estão trabalhando nas ruas.
LEIA MAIS
Supermercado atacadista abre 336 vagas para unidade no Swift em Campinas
Oito bairros de Campinas ficam sem água hoje; veja locais
O CARGO
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.
A jornada de trabalho recomendável para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. O trabalho do recenseador é temporário, até o término do Censo, que foi prorrogado para dezembro.
“Nós vamos de casa em casa entrevistando pessoas. Coletamos dados de escolaridade, trabalho, rendimento, é um painel geral”, explicou a consultora de Campinas. Os dados são usados para políticas públicas e direcionar investimento.
REMUNERAÇÃO
Segundo informações do Instituto, o pagamento será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Em Campinas, por exemplo, uma pessoa que trabalhar no cargo por 25 horas semanais deverá receber, no mês, R$ 1.537,96. Se optar por 50 horas por semana, a remuneração mensal pode chegar a 3.107,96.
“O recenseador trabalha com setor, e recebe para visitar as casas. Em um setor com cerca de 250 casas vai receber em torno de R$ 1,5 mil e o setor é feito em cerca de 10 dias. Mas pode passar disso, nós temos recenseadores que já fizeram 6,7 setores”, completou Utida.
VEJA OS POSTOS DE COLETA DO IBGE EM CAMPINAS:
- Rua Cândido Mota, 186 – Fundação da Casa Popular
- Avenida das Amoreiras, 450 – Parque Itália
- Avenida Anchieta, 200 – Centro
- Procuradoria Seccional Federal – Rua Jorge Harrat, 95 – Ponte Preta
- Av. Comendador Enzo Ferrari, 280 – Swift
- Jardim Martinelli (Sousas)
- Rua Saturnino de Brito, 323 – Cidade Universitária
- Av. Dr. Heitor Penteado, 1653 – Parque Taquaral
- Av. Cônego Antônio Roccato, 593 – Chácaras Campos dos Amarais
- Rua São Cirílo, 354 – Vila Padre Anchieta
- EMEF/EJA Oziel Alves Pereira – Jardim Monte Cristo
- Rua Milton Pereira de Castro, 200 – Jardim Campo Belo
- Rua Igaci, 124 – Jardim Cristina
- Rua Odete Teresinha Santuci Otaviano – Conjunto Habitacional Vida Nova
LEIA TAMBÉM
Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional: veja 3 fases e fique em alertahttps://www.tudoep.com/tudo-elas/NOT,0,0,1812987,sindrome-de-burnout-ou-esgotamento-profissional-veja-3-fases-e-fique-em-alerta.aspx