A Polícia Civil de Piracicaba vai investigar a morte de uma paciente que estava sendo transportada por uma ambulância que se envolveu em um acidente de trânsito. A batida aconteceu na tarde da última segunda-feira (5), no Centro da cidade. A vítima morreu na madrugada desta terça-feira (6).
Rosita Gomes, de 64 anos, voltava para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Piracicamirim depois de um fazer um exame. Ela estava deitada em uma maca dentro desta ambulância e usava um equipamento de respiração por ventilação mecânica. O acidente ocorreu entre a ambulância e uma van escolar no cruzamento da Avenida Armando de Salles Oliveira com a Rua Saldanha Marinho.
O motorista da ambulância disse à polícia que estava com as luzes de emergência e sinais sonoros do veículo acionados, mas foi atingido na lateral pela van escolar, que transportava alunos. Nenhuma criança que estava na van se feriu.
LEIA TAMBÉM
Paciente agride técnica de enfermagem dentro de centro de saúde de Campinas
Do quentão ao hot dog: preços de produtos de festa junina variam até 227% em Campinas, revela Procon
Já o motorista da van afirmou que, por causa do barulho das crianças dentro do veículo, não ouviu a sirene da ambulância e, como estava entrando no cruzamento, não teve tempo de frear e evitar a batida. A acompanhante da paciente, que ficou machucada no acidente e preferiu não ser identificada, disse que, após a batida, Rosita teve paradas cardíacas.
“Quando ela teve a batida, foi a hora que ela gritou, que ela viu eu toda ensanguentada, ela parou duas vezes de respirar no meu colo. Teve duas paradas, depois do acidente, depois da batida”, comentou a acompanhante.
Por outro lado, o motorista da ambulância relatou que a paciente estava em parada cardiorrespiratória antes mesmo da batida. A Polícia Civil pediu exames de perícia no local do acidente e nos veículos envolvidos.
O QUE DIZEM OS RESPONSÁVEIS?
A empresa JL, dona da van, disse que lamenta a morte da paciente e que está colaborando com as investigações e aguarda um parecer da polícia para tomar providências. A secretaria de Saúde de Piracicaba informou que segue todos os protocolos do Ministério da Saúde no atendimento e transporte de pacientes e acompanhantes, e que o sinal sonoro da ambulância estava devidamente acionado no momento do acidente.
Esclareceu ainda que a paciente estava em uma maca, devidamente segura com o cinto de segurança e acompanhada por uma técnica de enfermagem. A secretaria comentou que vai abrir um processo administrativo pra apurar o que aconteceu.
A defesa do motorista da ambulância disse que ele lamenta a morte da paciente, afirmou que ele está sendo orientado juridicamente sobre suas responsabilidades e que vai buscar informações sobre a real causa da morte. A defesa reforçou que ele vai colaborar com todas as informações pra esclarecer o que houve.
LEIA MAIS