- Publicidade -
CotidianoIncêndios são registrados na região em meio a altas temperaturas

Incêndios são registrados na região em meio a altas temperaturas

Queimadas foram registradas por moradores e prejudicou a qualidade do ar

- Publicidade -

*Com informações de EPTV Campinas*

Em meio as altas temperaturas e tempo seco, provocado por uma onda de calor, Campinas e cidades da região registraram entre ontem (22) e hoje (23) incêndios em áreas de mata. As chamas causaram fumaça e prejudicaram a qualidade do ar, que já está afetada com baixos índices de umidade.

Em Hortolândia, a queimada aconteceu em uma mata que fica atrás de condomínios residenciais no Jardim das Colinas. O fogo assustou moradores, que chegaram a passar mal com a fumaça que invadiu apartamentos.

As chamas começaram por volta de 18h30 e queimaram grande parte da mata. Por volta de 22h o incêndio continuava a devastar o trecho.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Onda de calor pode causar recorde na temperatura; região tem alerta

PF faz operação em Campinas contra corrupção no sistema do INSS


“Isso acontece com frequência nessa época e ninguém toma providência, é na região toda. Eu sou da torre cinco e está cheio de fumaça, não dá para ficar, eu vou ter que fazer inalação para conseguir dormir”, lamentou a moradora Kátia dos Santos.


Segundo os moradores, incêndios são frequentes no local, prejudicando a saúde da vizinhança.

“É uma fumaça intensa, quem tem rinite dói tudo, a cabeça, o olho, o nariz. Você chega em casa e não pode abrir uma janela porque está tudo cheio de fumaça, fuligem”, disse Jean de Moraes.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas chegou ao local somente no fim da noite. Segundo a corporação, a cidade contava com uma única equipe para atender aos focos de incêndio, e estava em outro local com maior gravidade.

O sargento da corporação indicou a necessidade de fazer uma triagem das ocorrências atendendo as ocorrências de maior gravidade.

“São inúmeras ocorrências que o povo insiste em superar nossa capacidade de atendimento. Nós precisamos de um trabalho muito forte de conscientização para que a população pare de atear fogo em área de risco. Necessitamos fazer uma triagem das ocorrências atendendo as ocorrências de maior gravidade, atendendo na medida do possível”, disse Antunes.

Uma vistoria foi feita no local e os condomínios não precisaram ser interditados.

Monte Mor

Em Monte Mor, um incêndio também foi registrado na noite de ontem em uma área de mata próxima a casas do bairro Quinhões da Boa Esperança.

Fogo atingiu área da mata próxima a residências em Monte Mor (Foto: Emerson dos Santos)


Moradores registraram o espaço queimando às margens da Rua Érico Veríssimo. De acordo com a Defesa Civil, o fogo não atingiu nenhuma casa, e foi controlado com o apoio do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, as chamas foram controladas, mas voltaram por conta do tempo seco. A situação já está controlada.

Em Campinas


Em Campinas, moradores registraram um incêndio em um terreno entre a Avenida John Boyd Dunlop e a Rodovia Anhanguera (SP-330). Segundo a vizinhança, o fogo começou por volta de 5h30.

Fogo atingiu terreno entre a John Boyd e a Anhanguera (Foto:Carlos Serapião)



Segundo o morador que registrou o vídeo, pessoas costumam queimar lixos no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e antes das 7h as chamas já tinham sido controladas.

Alerta


Ontem a Defesa Civil emitiu um alerta para risco de incêndio por conta das altas temperaturas no estado de São Paulo. Segundo o órgão, a previsão para esta quarta-feira (23) e quinta-feira (24) é que algumas regiões, principalmente no oeste e noroeste paulista, atinjam o nível máximo de alerta, considerado de emergência.

“O cenário foi detectado pela ferramenta SMAC, utilizada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil. Ela monitora, por meio de satélites em tempo real, as áreas mais propícias a incêndios traçando um Mapa de Risco”, informou.

Segundo o CGE, a semana será marcada por tempo quente e seco em todo o estado. Uma forte massa de ar provocará as altas temperaturas no decorrer das tardes, com termômetros atingindo facilmente valores acima dos 30°C, em grande parte das cidades paulistas.

Este fenômeno ocorre por conta dos ventos que sopram do noroeste, tornando os dias bastante secos, impulsionando a queda abrupta nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões, com exceção para região litorânea.

Situações mais extremas podem ser registradas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar na casa dos 40ºC, no período da tarde.

Nestas regiões, atenção redobrada também para o índice de Umidade Relativa do Ar, que deve alcançar níveis abaixo dos 20%, aumentando assim o risco para incêndios florestais. Já na Capital e Região Metropolitana de São Paulo a temperatura máxima poderá chegar aos 34ºC e a umidade relativa do ar atingirá mínima de até 25%, considerado nível de atenção.

Cuidados e orientações

Diante disso, a Defesa Civil estadual pede atenção redobrada e alguns cuidados neste período, inclusive com incêndios florestais. Entre as orientações, estão não colocar fogo em áreas de vegetação seca não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias.


Lembrando que de causar incêndios de grande proporção é crime ambiental. A recomendação é para que todos se hidratem, bebam bastante água e se protejam do sol. Também é importante evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia e usar soro nos olhos e nariz.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -