Duas câmeras instaladas no banheiro masculino de um shopping de Indaiatuba incomodaram os clientes do local, que alegam constrangimento e reclamam de falta de privacidade. Um advogado também criticou a medida.
O estabelecimento comercial, no entanto, alega que os equipamentos são falsos e foram posicionados após denúncias de que atos e relações sexuais aconteciam dentro do espaço.
Uma das câmeras fica direcionada para as cabines. A outra aponta para os mictórios. Mas, para o advogado Cássio Ribeiro, mesmo que a intenção seja garantir a segurança, o monitoramento precisa respeitar a privacidade.
“A Constituição prevê direitos de todas as pessoas no sentido da sua intimidade e da sua privacidade. Isso afeta a dingnidade das pessoas que utiizam o comércio. Se mostra inadqeuado do ponto de vista juridico”, alega.
O especialista foi ouvido antes do shopping justificar que os equipamentos eram falsos. Além disso, um representante da administração disse à reportagem da EPTV Campinas que a instalação ocorreu há cerca de três meses.
Nesta segunda-feira (28), enquanto a equipe da emissora estava no local, o centro de compras também justificou que retirou os equipamentos falsos do benheiro masculino e que reforçou a segurança do espaço.