Em visita à Indaiatuba, o governador em exercício, Rodrigo Garcia apresentou nesta terça-feira (26), detalhes sobre a criação de uma nova barragem no rio Piraí, que será construída a partir do primeiro semestre de 2022. A ideia é se preparar para futuras crises hídricas.
Segundo o governo, o novo sistema terá capacidade para reservar 8,7 bilhões de litros dágua e vai ampliar o abastecimento nas cidades de Cabreúva, Indaiatuba, Itu e Salto.
De acordo com a prefeitura de Indaiatuba, a nova barragem será oito vezes maior do que a que já existe na cidade e mais de 600 mil habitantes serão beneficiados.
A instalação da nova barragem faz parte do programa “Água é Vida”, lançado neste mês pelo Governo de São Paulo. O objetivo é reforçar a segurança hídrica nas cidades que não são atendidas pela Sabesp.
“Esse é um projeto antigo da região que agora vai se transformar em realidade. O governo do Estado está aportando R$ 70 milhões de reais para que o consorcio desses quatro municípios possa ainda neste ano abrir a licitação dessa barragem e no primeiro semestre do ano que vem ela iniciar as suas obras para já em 2023 e 2024 começar a reservação de água”, disse o governador.
COMO VAI FUNCIONAR
As obras no rio Piraí serão coordenadas pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). O governo do Estado também prepara a construção de outro reservatório no rio Corumbataí, com capacidade para acumular mais de 1,7 bilhão de litros e abastecer os municípios de Piracicaba, Analândia, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro e Santa Gertrudes.
Os dois reservatórios devem beneficiar diretamente mais de 1 milhão de habitantes em 13 cidades. A previsão de investimentos é de cerca de R$ 150 milhões, com conclusão das barragens até 2025.
GOVERNADOR EM INDAIATUBA
Em Indaiatuba, Rodrigo Garcia também participou da solenidade de entrega da nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher, que passou por obras para ampliação e acessibilidade.
O Governador em exercício fez ainda a entrega de 500 cestas do programa “Alimento Solidário” para famílias em situação de vulnerabilidade social.