Moradores de um condomínio residencial do bairro São Bernardo, em Campinas, estão preocupados com o aparecimento de escorpiões dentro de casa. Nos últimos cinco dias, 16 foram encontrados somente em um dos apartamentos. O animal é venenoso e a picada pode levar à morte, em alguns casos.
O analista de sistemas Rodrigo Martins, que vive no apartamento mais afetado, disse que o problema começou na última quinta-feira (10), quando um dos cachorros da família encontrou um escorpião filhote.
“Fui até o quarto buscar o meu celular para tirar foto, para registrar o ocorrido para saberem no condomínio, e eu encontrei outro escorpião filhote do lado da nossa cama”, lembrou.
No último domingo (13), um veneno específico contra escorpiões foi aplicado no apartamento, mas, segundo Rodrigo, os animais continuaram a aparecer.
“Fui me secar, abri a janela depois do banho e o escorpião apareceu no chão, a 20 centímetros do meu pé, e eu descalço”.
O problema também se estende para as áreas comuns do condomínio, como o hall de entrada e o parquinho. A moradora Victória Fernandes, autônoma, compartilhou a angústia que todos estão vivendo.
“A gente não sabe da onde vai vir, não sabe se a gente pode sentar no sofá, se a gente pode deitar na cama, a gente não sabe se pode pegar num lugar e não vai ser picado. É muito medo”, complementou.
Medidas de proteção
Diante da situação, o síndico do condomínio disse aos moradores que vai pedir um reforço na aplicação de desinsetização para a empresa responsável.
Já a secretaria Municipal de Saúde de Campinas informou que não registrou nenhum protocolo sobre o caso deste condomínio, mas vai enviar equipes para verificar a situação nos próximos dias.
Segundo a pasta, a medida mais eficaz é vedar os acessos por onde os escorpiões conseguem entrar nos imóveis. As barreiras físicas são as mais indicadas para evitar acidentes:
- vedar ralos de esgotos, optando pelos tipo abre e fecha ou colocando telas finas para evitar entrada dos escorpiões;
- colocar trilhos de borracha, silicone ou mesmo de espuma/tecidos nas portas;
- vedar interruptores por onde passa a fiação elétrica, mantendo os espelhos de luz bem ajustados e, se necessário, colados com silicone;
- vedar caixas de gordura;
- evitar acúmulo de materiais, como madeiras e recicláveis, nos ambientes, pois podem servir de abrigo aos escorpiões;
- sempre inspecionar toalhas de banho, sapatos e roupas antes de vestir;
- se possível, manter camas e colchões afastados das paredes e sempre observar as roupas de cama antes de deitar, pois escorpiões podem se alojar nestes locais;
- em caso de picadas/acidentes com escorpiões, a pessoa deve ser levada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.
*Com informações de Johnny Inselsperger/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Santa Bárbara abre 1.195 vagas de emprego; veja como se candidatar
Virada no tempo: chuva já tem data para retornar a Piracicaba; veja quando