- Publicidade -
CotidianoInmet alerta para risco de forte vendaval de até 100 km/h; Campinas está em área de alerta

Inmet alerta para risco de forte vendaval de até 100 km/h; Campinas está em área de alerta

Instituto Nacional de Meteorologia lista Campinas como área de alto risco de ventos fortes

- Publicidade -
Alerta indica risco de raios e vendaval em Campinas (Foto: Carlos Bassan/PMC)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu, nesta quinta-feira (13), um aviso para o risco de um forte vendaval na região Sudeste a partir da tarde de hoje. O alerta indica perigo com transtornos causados por fortes ventos que podem registrar a velocidade de 60 km/h a 100 km/h. Campinas está classificada na área de risco alto.

De acordo com o órgão, há “risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações”. Como orientação, o Inmet, indica que em caso de rajadas de vento os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas. Outra orientação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O melhor é permanecer em local abrigado.
Apesar da quinta-feira ter amanhecido com céu azul e sol, as condições do tempo devem começar a mudar a partir da tarde por causa do avanço de uma frente fria, associada ao ciclone extratropical que está no Sul do país. Em Campinas, na madrugada, foi registrada uma forte ventania. A região segue com dois alertas da Defesa Civil, sobre queda brusca nas temperaturas e ventos fortes (veja mais abaixo).
Confira áreas afetadas listadas pelo Inmet:

  • Campinas
  • Sul/Sudoeste de Minas
  • Piracicaba
  • Baixadas, Centro Fluminense e região Metropolitana de São Paulo
  • Litoral Sul Paulista
  • Região Metropolitana do Rio de Janeiro
  • Norte Fluminense
  • Assis

LEIA TAMBÉM

Você sabia que Campinas é a 4ª cidade mais cara para se viver no Brasil?

Criança morre atropelada na calçada por motorista bêbado; homem foge, é preso e depois solto

ALERTAS DA DEFESA CICIL 

Ontem (12), a Defesa Civil já havia alertado para o declínio nas temperaturas, com possibilidade de sensação térmica negativa a partir de hoje em regiões de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, uma frente fria seguida por uma massa de ar frio causará queda significativa nos termômetros até o domingo (16). Em Campinas, há previsão de  mínima fica na casa dos 7°C com sensação de 5°C.
Na última terça-feira, a Defesa Civil do estado já havia emitido um alerta de ventos fortes devido à chegada de um ciclone extratropical. A previsão é que esse efeito também comece a ser sentido a partir de hoje. Em Campinas, são esperadas rajadas de vento com velocidades em torno de 80 km/h.

- Publicidade -

PREVISÃO PARA HOJE
A quinta-feira amanheceu com poucas nuvens e temperatura amena, mas no decorrer do dia, a previsão é de aumento na cobertura de nuvens, com possibilidade de chuvas a partir da tarde e principalmente entre a noite e a manhã de sexta-feira.
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, não são descartadas trovoadas e pancadas moderadas de chuva. A temperatura máxima fica em torno de 27ºC.
QUEDA BRUSCA NAS TEMPERATURAS

Na virada de quinta para a sexta-feira, o ar frio de origem polar começa a entrar na região, causando queda brusca nas temperaturas. A previsão é que a sexta-feira amanheça sob céu nublado, e chuvas podem ocorrer no período da manhã. Ao amanhecer, a temperatura fica em torno de 12ºC. Ao longo da tarde, a nebulosidade vai diminuindo, e a temperatura máxima está prevista em 19ºC.

“Já na virada de sexta-feira para o sábado, as temperaturas caem ainda mais, devido à crescente influência do ar frio e à menor nebulosidade. O sábado deve ser de predomínio de sol e temperaturas entre 9ºC e 22ºC. No domingo, as temperaturas voltam a subir novamente”, informou a previsão do Centro.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -