Terminam hoje (21) as inscrições para os 35 cursos que serão oferecidos no próximo ano pelo Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas. Até agora, o centro já recebeu 5,1 mil inscrições. As vagas foram abertas há uma semana e as inscrições terminam às 23h59.
Segundo a secretaria de Educação, levando em conta que o período de inscrição foi aberto na última segunda-feira (13), a média é que 735 cadastros foram realizados diariamente. Ao todo, são disponibilizadas 1.985 vagas em cursos de qualificação profissional e técnico. Os cursos são gratuitos e as aulas devem começar no dia 7 de fevereiro.
As inscrições são realizadas, exclusivamente, pelo endereço www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp. Na hora de se inscrever, o candidato deve informar os seus dados pessoais e a renda per capita da família. Essas informações deverão ser comprovadas no ato da matrícula, prevista para começar no dia 13 de janeiro.
CURSOS MAIS CONCORRIDOS
Até agora, o curso mais concorrido é o do técnico em enfermagem. O curso oferece 30 vagas que, até o momento, serão disputadas entre 1.523 candidatos. São 50,7 pessoas por vaga.
Em seguida, os cursos mais procurados são: Técnico em Administração, com 535 inscritos e 60 vagas, e Técnico em Logística, com 412 candidatos para 30 vagas.
PROCESSO SELETIVO
Em virtude da pandemia, o Ceprocamp não aplicará provas para a seleção dos candidatos, e o método será classificatório.
Para concorrer a uma das vagas é necessário estar cursando, em 2022, o segundo ano do Ensino Médio regular ou segundo módulo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ainda ter concluído o Ensino Médio; ter completado a idade mínima indicada pelo curso pretendido até o primeiro dia do ano letivo e indicar um endereço eletrônico (e-mail).
A lista com o nome dos classificados será divulgada no dia 29 de dezembro, no site da Fumec/Ceprocamp e no Diário Oficial.
CURSOS
Entre os cursos oferecidos para o próximo ano estão: Almoxarife, Introdução aos Jogos e Phython, Manutenção de Computadores, Português e Matemática (voltado para concursos públicos e Enem), Auxliar Administrativo, Porteiro, Criação de Websites, Desenvolvimento de Aplicativos, entre outros.
As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite, levando em conta a grade horária de cada curso.