O prazo de inscrição para o programa Bolsa do Povo Educação Ação Responsáveis foram prorrogadas até o domingo (24). Para participar, o interessado pode se inscrever no site.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a região de Campinas possui 706 vagas abertas em 422 escolas para responsáveis por estudantes da rede estadual que desejam atuar nas unidades escolares através da realização de ações de busca ativa de alunos e apoio geral às atividades.
Segundo o estado, podem participar os representantes do núcleo familiar do estudante matriculado na rede pública estadual que preencham os seguintes requisitos:
– Com idade entre 18 e 59 anos;
– Ter residência, preferencialmente, em local próximo à unidade escolar;
– Estar desempregado há, pelo menos, três meses;
– Não tenha cadastro ativo na Ação Bolsa do Povo.
Após a inscrição, o candidato passará por um processo de ranqueamento pelos critérios de prioridade e de validação da documentação enviada. O estado ainda salienta que está prevista uma formação, com início em 9 de maio.
Os selecionados pelo programa irão atuar por quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais de atividades, com opção de desempenho aos finais de semana. O valor mensal do benefício é de R$ 500.
Criado em 2021, o programa Bolsa do Povo Educação Ações Responsáveis tem como objetivo a aproximação da família com a escola, promovendo um melhor acolhimento aos estudantes e garantindo renda às pessoas em situação de vulnerabilidade.