A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Uma pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) mostra que 30% das empresas já utilizam a tecnologia para otimizar tempo, reduzir custos e até na contratação de funcionários.
Inteligência artificial em bares e restaurantes
A Abrasel consultou mais de 2.100 empresários do ramo de bares e restaurantes e, entre os que já adotaram a inteligência artificial:
- 40% usam em tarefas de marketing e comunicação com clientes;
- 26% automatizaram o atendimento ao publico respondendo perguntas e direcionando para canais de atendimento;
- 13% usam programas que simulam conversas;
- 17% usam os robôs pra reformular cardápios, estabelecer preços e sugerir combinações.
Matheus Mason, representante da Abrasel na região de Campinas, conta que a gestão de compra com IA pode reduzir em até 30% o custo dos insumos. Ele já utiliza a ferramenta digital até mesmo na contratação de funcionários.
“Quando a gente vai fazer uma entrevista online, você consegue fazer uma gravação dessa entrevista, traduzir em texto e fazer a inteligência artificial fornecer uma análise completa da conversa com o candidato, apresentando pontos de melhoria e formas de conduzir a seleção”, explica.
Casos de sucesso
Ao passar o dedo pelas postagens na rede social de um restaurante em Campinas, nas legendas, nos efeitos, a inteligência artificial também facilita a comunicação e garante qualidade. “Hoje a gente usa a inteligência artificial no desenvolvimento dos textos dos cardápios e em algumas postagens das redes sociais”, conta o gerente de compras do estabelecimento, João Gabriel.
O João diz que as planilhas já começam a oferecer cálculos automáticos, e tudo que reduz trabalho eles têm adotado na rotina do restaurante. “A gente já está estudando novas possibilidades e tentando implantar em novas áreas do bar”, contou.
Um restaurante de comida saudável recorreu à ferramenta para melhorar nas compras e, desde que começou a usar IA, conseguiu reduzir custo e ganhar tempo na comparação dos fornecedores. A relação à distância com os clientes também fica mais próxima com inteligência artificial, já que os sistemas automáticos ajudam o gestor do restaurante, Murilo Ramos, na hora das entregas, por exemplo.
“A inteligência artificial já conhece o contexto do meu restaurante e consegue criar mensagens personalizadas para atingir melhor o nosso público”, explica Ramos.
Para Mason, o investimento na inteligência artificial não apenas reduz trabalho, mas aumenta a margem de lucro e melhora a relação com os clientes dos bares e restaurantes.
“A gente percebe a preocupação do restaurante com o atendimento e a gente vê que a gente está sendo acompanhado de perto”, conta a cliente de um dos estabelecimentos que usa IA, Maria Cândida Moreira.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Reforma do Varejão Municipal de Piracicaba está em fase final