A Prefeitura de Piracicaba recolheu 138 toneladas de lixo em quatro meses (de janeiro a abril desde ano) durante as ações do Arrastão da Dengue, que passaram por mais de 50 bairros.
A quantidade de lixo é 26,6% maior que a do mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 109 toneladas em 40 bairros.
O balanço foi divulgado hoje (3) pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que é o responsável por coordenar as ações do PMCA (Plano Municipal de Combate ao Aedes), vinculado à SMS (secretaria municipal de Saúde) na cidade.
Neste sábado (4), o arrastão será realizado na região do bairro Santa Rosa. O ponto de encontro é a USF Santa Rosa 1 (Rua José Jacyr Moretti, 270) às 8h, e a ação será realizada até às 14h.
De acordo com a Prefeitura, as ações foram intensificadas na cidade tendo em vista o crescimento de casos prováveis da dengue, sobretudo nas regiões consideradas de maior risco, como a Leste e Norte.
O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156.
Dengue em números
De acordo com Vigilância Epidemiológica, do dia primeiro de janeiro deste ano até hoje (3) foram registradas 28.895 notificações para a dengue com 12.229 casos positivos e seis mortes.
No mesmo período do ano passado, foram 8.046 notificações, 2.033 casos confirmados e duas mortes. Em 2022, foram 3.250 notificações, 877 confirmações, sem mortes.
Quando buscar atendimento
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) e pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
PM mata dona de chácara a facadas em Limeira
Idosa fica gravemente ferida após bater em caminhão de Bombeiros