- Publicidade -
CotidianoInteligência artificial vai reduzir vazamentos de água em Campinas; entenda

Inteligência artificial vai reduzir vazamentos de água em Campinas; entenda

Nova tecnologia foi anunciada na manhã desta terça-feira (17), em evento realizado na sede da Sanasa

- Publicidade -

Uma nova tecnologia vai passar a integrar o sistema de rede de água de Campinas a partir da próxima semana para reduzir perdas de água. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (17), na sede da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento). A intenção é reduzir o índice de perda de água, que hoje é de 19,3%, para 15% até 2030 (leia mais abaixo). 

Como a inteligência artificial vai ajudar a reduzir vazamentos de água?  

Já em fase final de implementação da tecnologia, o sistema de inteligência artificial será instalado através de sensores nas redes e tubulações de água. A ideia é reduzir as interrupções no fornecimento e diminuir os vazamentos.  

“Nós temos uma central de gestão que fica aqui no Brasil, na cidade de São Paulo, onde recebemos todas as informações via nuvem, de todos os sensores que a Sanasa já tem. A gente processa no software e devolve para a Sanasa na forma de priorização dos eventos, das ações de campo para combater o desperdício e reduzir as perdas de água”, explica a diretora de infraestrutura e negócio da Amanco, Fabiana Castro.  

De acordo com ela, a partir da tecnologia, é possível detectar micro vazamentos, que são aqueles bem invisíveis, que levariam cerca de um ano para “aflorarem”, podendo se tornar um problema maior no futuro.   

Tecnologia não terá custo   

Hoje o índice de perda de água em Campinas é de 19,3%, e a meta da empresa é chegar a 15% em 2030. A nova tecnologia contra o desperdício não terá nenhum custo para a população.  

“A gente está enfrentando uma seca enorme e a gente está fazendo isso sem custo, cada parceiro está assumindo o custo da introdução dessa tecnologia na cidade de Campinas”, afirma o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.  

A nova tecnologia para monitorar as redes da Sanasa entra em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (23), segundo ele. 

*Com informações da EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Caixa antecipa pagamento do Bolsa Família em Piracicaba; veja como receber

Pacientes à espera de transplante podem consultar posição na fila pelo app do Poupatempo

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -