A última semana de maio no interior paulista começou com um cenário bastante distinto em relação ao restante do mês. Além das temperaturas mais baixas, várias cidades amanheceram nesta segunda-feira (27) com pancadas de chuva ou até mesmo fortes temporais.
Essa condição deve continuar em algumas localidades, já que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ampliou o alerta para chuvas intensas em boa parte do estado. O aviso amarelo para perigo potencial agora vale até as 10h desta terça-feira (28). Amanhã também está prevista a entrada de uma nova frente fria (saiba mais abaixo).
O comunicado aponta para risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, de 40 a 60 km/h. Também há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O aviso inclui a cidade de Campinas, que apenas na manhã desta segunda-feira (27) registrou cerca de 30 mm de chuva.
Cidades do Interior de SP com alerta para temporais
As cidades do Interior de SP que seguem com alerta para temporais estão nas áreas de:
- Campinas
- Bauru
- Piracicaba
- Itapetininga
- Vale do Paraíba Paulista
- Assis
Também estão presentes no aviso as regiões da Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de São Paulo e do Litoral Sul Paulista.
O que fazer em caso de chuva forte?
Confira as orientações do Inmet do que fazer em caso de temporais:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Segunda frente fria
Após a passagem da frente fria no final da última semana, um novo sistema deve trazer frio para o estado entre terça (28) e quarta-feira (29), conforme já havia apontado o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
Essa segunda frente fria deverá reforçar ainda mais a queda de temperaturas, resultando em mínimas que poderão ficar entre 10°C e 12ºC. As temperaturas mais baixas deverão persistir até o começo de junho, com o Inverno marcado para dia 20 do mês. Ainda assim, a amplitude térmica vai aumentando, em que as mínimas seguem baixas, mas as máximas vão subindo gradativamente, de acordo com o Cepagri.
Dessa forma, a última semana de maio deverá destoar do restante do mês, sendo marcada por chuvas e temperaturas amenas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
TJ-SP abre concurso para Piracicaba e região com salários de até R$ 6 mil; saiba como participar