O Inverno termina na próxima semana e traz uma última frente fria para a região de Campinas. De acordo com a meteorologista Ana Ávila, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, segunda-feira (19) pode registrar uma temperatura máxima de até 30ºC, mas os termômetros terão uma queda brusca no mesmo dia e trarão chuva.
“Está prevista a chegada de uma frente fria entre segunda e terça-feira. Ela começará a influenciar com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir de segunda-feira”, explica a meteorologista.
Ainda de acordo com Ana Ávila, a frente fria causará aumento de nuvens e chuvas generalizadas na região de Campinas. “Pode chover na segunda, mas as chances são maiores a partir de terça-feira. São esperadas chuvas até a sexta-feira”, afirma. O Inverno acaba no dia 22 de setembro, e em seguida começa a Primavera.
LEIA TAMBÉM
ET de Varginha foi levado para a Unicamp? Conheça essa história
Polícia de Campinas apreende 37 celulares roubados que seriam enviados ao Piauí
QUEDA NAS TEMPERATURAS
Essa última frente fria do Inverno será causada por um ciclone extratropical que ocorre no alto-mar e envia esse vento mais gelado para todo o estado de São Paulo. Apesar de o Sol voltar a aparecer, as temperaturas ficam ainda mais baixas devido às rajadas de vento, que diminuem a sensação térmica.
A meteorologista alerta que o declínio nas temperaturas começa na próxima quarta-feira (21), quando é marcado o início da Primavera. Entretanto, as temperaturas ainda seguem em queda até sexta-feira (23). “Primeiro virá o aumento de nuvens e pancadas de chuvas para depois as temperaturas diminuem novamente”, finaliza Ávila.
CHUVAS EM CAMPINAS
De acordo com o ClimaTempo, segunda-feira (19) deve registrar 5 mm. Já na terça (20), há expectativa de 8 mm em Campinas. Segundo o Climatempo, as pancadas de chuva seguem até quinta-feira (22), dia do início da Primavera.
“PRIMAVERA METEOROLÓGICA”
O Prognóstico Sazonal do Cepagri avalia o trimestre de setembro, outubro e novembro, que compreende a chamada “primavera meteorológica” e marca o início da estação chuvosa, tendo pico entre dezembro e fevereiro e se estendendo até março. Segundo o resumo climático do Centro, setembro deve ter uma média de 5,8 dias de chuva, com precipitação de 62 mm.
“Tem indicativos de que a gente pode ter uma primavera com chuvas mais dentro da média e, talvez, até um pouco acima da média”, acrescenta o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy.
LEIA MAIS