Com estimativa de receber 354.756 declarações do IR (Imposto de Renda) em Campinas, a DRF (Delegacia d a Receita Federal) da cidade registrou 370.379 documentos preenchidos até o prazo final, às 23h59min59seg de ontem (31).
O montante esperado foi superado em 15.623 contribuintes, o que equivale a 4,4% de aumento. O total indica ainda que 59.605 pessoas fizeram a declaração entre segunda (30) e terça-feira, nos últimos dois dias do prazo. Até domingo (29), eram 310.774.
Com isso, a partir de hoje (1º), os contribuintes podem consultar o andamento da declaração para ver se houve alguma pendência. Para isso, deve acessar o site da Receita, ou o app Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.
DATAS DOS PAGAMENTOS
O pagamento será feito pela Receita na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração. O órgão começou ontem a pagar o primeiro lote de restituições, destinado a contribuintes que têm preferência no pagamento.
Com isso, idosos, pessoas com deficiência, professores e os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março, já começaram as receber os valores. Veja o calendário de pagamento das restituições do IR:
– 1º lote: 31 de maio
– 2º lote: 30 de junho
– 3º lote: 29 de julho
– 4º lote: 31 de agosto
– 5º lote: 30 de setembro
E QUEM NÃO DECLAROU?
Os contribuintes que perderam o prazo para envio da declaração terão que baixar o programa da Receita Federal e mandar a declaração completa do IR, da mesma forma como deveria ter sido feito dentro do prazo inicial.
Depois de emitir o formulário, o contribuinte vai receber a “notificação de lançamento de multa” e o Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). O valor é de 1% ao mês sobre o IR devido, limitado a 20% do valor.
O montante mínimo da multa é de R$ 165,74 e o contribuinte terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar a situação com o órgão. Se passar do prazo para pagamento, o contribuinte estará sujeito aos juros de mora (taxa Selic).
Além do prejuízo financeiro, o contribuinte pode ser impedido de realizar empréstimos, tirar passaporte, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e também de prestar concurso público até a regularização da situação.
MALHA FINA
Foram entregues 36.322.912 declarações dentro do prazo no País. Deste total, a Receita Federal informou que pouco mais de 2 milhões já foram retidas para análise, a chamada “malha fina”, por algum tipo de divergência encontrada.
Já no estado de São Paulo, foram 11.574.374 declarações, conforme a Receita.