- Publicidade -
CotidianoJá pensou em dormir em uma igreja? Em Amparo é possível; veja fotos

Já pensou em dormir em uma igreja? Em Amparo é possível; veja fotos

Proprietário de fazenda em Amparo transformou capela de 1958 em um loft disponível para hospedagem; confira curiosidades do local

- Publicidade -

Já pensou em dormir em uma igreja do século passado? Em Amparo, cidade que fica no Circuito das Águas, a oportunidade é possível. Isso porquê o proprietário da Fazenda Santa Esther, Bruno Paschoal, transformou uma capela do ano de 1958 em um loft amplo e disponível para hospedagem.

A ideia inusitada surgiu durante a pandemia da covid-19, em setembro de 2021. Ao todo, foram necessários quatro meses de reformas para tornar a antiga construção em uma suíte ampla, com cozinha, banheiro e sala de estar.

Entretanto, o proprietário explica que a capela já vinha sendo utilizada para diversas atividades há muito mais tempo. 
 
LEIA MAIS 
Calçadão no Centro de Campinas voltará a ter fios suspensos
Leilão em Viracopos tem lotes com iPhones, Chanel e Black Label

“Desde que mudamos para cá, em 2016, temos desenvolvido diferentes atividades culturais lá dentro: shows, residências artísticas, oficinas, entre outros. Com a pandemia, todas as atividades coletivas foram suspensas e, então, pensamos em um uso que dialogasse com o espírito do tempo em que estávamos vivendo. Por isso, transformamos a Capela numa acomodação que pudesse acolher viajantes e visitantes em seu interior”, explica Bruno.

Apesar da finalidade escolhida e das reformas, Paschoal salienta que todas as estruturas originais foram mantidas e que o salão principal apenas recebeu um novo mobiliário. “A principal reforma foi feita na torre da Capela, onde fizemos uma cozinha, banheiro e chuveiros em seus diferentes andares”, reforça.

‘AME OU ODEIE’

Os hospedes que escolhem se hospedar na Capela Catalã de Amparo têm uma experiência diferenciada. O amplo salão oferece diversas oportunidades, com sala de cinema e uma torre composta por um chuveiro luxuoso.

Mesmo com todos os adereços oferecidos no local, Bruno relata que há uma rejeição grande pela aparência de templo religioso que ainda permanece intacta.

- Publicidade -

“É um pouco ‘ame ou odeie’, dificilmente tem um meio termo. Muitas vezes, ofereço ela para pessoas que querem vir se hospedar em algum outro chalé da fazenda que não tem disponibilidade na data desejada, mas a maior parte rejeita”, comenta.

Contudo, quem se hospeda no local parece adorar a excentricidade do lugar. “No entanto, quem vence essas barreiras iniciais e gosta da proposta, adora a experiência de dormir lá. É realmente uma experiência única e, provavelmente, o maior quarto em que você vai dormir em sua vida, tanto em área quando na altura do pé direito”, brinca.

Embora pareça uma ideia inusitada no interior de São Paulo, Paschoal reforça que a finalidade de hospedagem para templos religiosos já é uma realidade em outros países.

“Destaco que a transformação de Capelas em apartamentos, casas, chalés, hotel, bares, restaurantes ou até mesmo baladas são mais comuns no exterior do que no Brasil. Na Holanda e na Inglaterra, por exemplo, existem vários exemplos diferentes de Capelas com novos usos”, diz.

O valor de um dia de hospedagem no local é de R$ 667 e a capela comporta até quatro pessoas. Para ver datas de hospedagem, clique aqui.

EM CONTATO COM A NATUREZA

A Capela Catalã de Amparo está instalada em uma fazenda de 40 hectares, localizada em um vale aos pés da Serra da Mantiqueira. O local possui riachos, cachoeiras e poços para nadar. Além disso, a fazenda conta com uma pequena produção rural, composta por hortifrútis, leite e ovos.

A Fazenda Santa Esther possui uma sede de mais de 120 anos e cinco casas de colonos, que também foram transformadas em chalés. Além disso, há marcenaria, serralheria e outras oficinas para prestar serviços de manutenção para a fazenda, bem como um amplo curral e cocheira onde os animais.

 
LEIA TAMBÉM 
Veja lista de destinos para viajar onde o real vale mais

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -