Jaguariúna e o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizam neste sábado (5) uma ação de coleta de sangue na escola municipal “Professor Coronel Amâncio Bueno”, das 8h30 às 12h.
Doadores devem ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita com até 60 anos, pesar no mínimo 50 kg e apresentar boas condições de saúde.
Além disso, a pessoa também deve apresentar documento de identificação com foto. O ideal é que o doador compareça descansado e que não esteja em jejum. A pessoa, porém, deve evitar alimentos gordurosos. Cigarro e bebidas alcóolicas são vetados no dia da doação.
O voluntário deve ficar atento aos prazos que devem ter respeitados em caso de vacinação recente contra a covid-19. Quem recebeu a Coronavac pode doar sangue após 2 dias da aplicação da dose. Se o imunizante for AstraZeneca, Pfizer ou Janssen o período de espera sobe para 7 dias.
Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, todo o sangue coletado neste sábado será destinado ao Banco de Sangue da Unicamp, que mantém um Banco de Sangue Regional.
A escola municipal “Coronel Amâncio Bueno” fica na rua Bahia, 412, Jardim São João.