- Publicidade -
CotidianoJaguariúna tem alta em casos de violência contra crianças

Jaguariúna tem alta em casos de violência contra crianças

Uma campanha será lançada para alertar a população; de acordo com dados do Conselho Tutelar, foram realizados 75 atendimentos na cidade apenas no último mês

- Publicidade -

Jaguariúna registra alta no número de casos de violência contra a criança e adolescente (Foto: Divulgação)

O Conselho Tutelar de Jaguariúna está realizando uma campanha de conscientização à violência contra a criança e o adolescente em decorrência da alta no número de casos registrados na cidade. Segundo a administração municipal, a ação visa alertar a população sobre o fato de se tratar de um crime que deve ser denunciado.

- Publicidade -

De acordo com um balanço divulgado pelo Conselho Tutelar, Jaguariúna realizou 75 atendimentos no município apenas no último mês. Dentre os casos, foram apresentados três ocorrências de estupro, quatro de gravidez na adolescência, dois de automutilação ou tentativa e fala suicida e seis de conflito familiar.

Além disso, o levantamento aponta que 21 crianças e adolescentes deixaram de frequentar a escola, sendo que seis precisaram de tratamento médico devido a problemas familiares e duas foram vítimas de maus tratos.

Somente neste ano, de janeiro a setembro, foram registrados 14 casos de violência sexual. De acordo com a administração, este total representa quase todos os casos registrados em 2020, quando houve 16 ocorrências.

Com a alta no número de casos, a prefeitura pede aos moradores que denunciem caso saibam de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo por maus tratos. As denúncias podem ser realizadas pelos telefones do Conselho Tutelar (19) 9-9799-1892 e (19) 3867-1047, ou pelo Disque 100 e SOS 153.

O denunciante também pode comparecer ao Hospital Municipal Walter Ferrari, às unidades de saúde da cidade, ao Pronto Socorro (PS), às escolas e à Polícia Militar, Civil e Municipal para explicar o que está acontecendo. A sede do Conselho Tutelar de Jaguariúna fica na Rua José Alves Guedes, nº 943, no Centro.

- Publicidade -

Para a coordenadora do Conselho Tutelar de Jaguariúna, Soraya Marion, é importante que a população fique atenta aos sinais que as crianças e os adolescentes dão. “Seja no comportamento, nas marcas pelo corpo ou distúrbio alimentar. São muitos sinais que é possível detectar nas vítimas. Todos têm que ficar atentos pois todos são responsáveis por eles”, finaliza.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -