Uma jaguatirica foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (31) nas margens da Rodovia Zeferino Vaz (SP-332), em Cosmópolis.
Segundo a Rota das Bandeiras, concessionária que administra o trecho, o felino foi encontrado por volta de 7h20 na altura do km 140. O animal foi atropelado por algum veículo, e encontrado já sem vida.
Ainda segundo a Rota, não houve interdição de pista e a jaguatirica foi recolhida pela Defesa Ambiental de Cosmópolis. A suspeita é que o felino tenha vindo de alguma área de mata próxima a pista.
SOBRE O ANIMAL
A jaguatirica é muito confundida com filhote de onça-pintada. O felino vive nas matas da região mas está ameaçado de extinção.
O animal é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis.
A jaguatirica pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues. Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno, dorme de dia e à noite sai para caçar, embora possa ser encontrada caçando de dia.