Julho chegou gelado pela manhã e céu aberto em Campinas neste sábado (1º). Segundo medição do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, às 8h a temperatura registrada foi de 12,3ºC.
Hoje o dia será de sol com aumento de nuvens no decorrer do dia, mas a máxima não deve passar dos 25ºC. Vale destacar que as temperaturas voltam a cair à noite.
SENSAÇÃO DE FRIO
Apesar do céu azul, devido a passagem de frente fria que chegou nos últimos dias ao Estado
de São Paulo, ventos sopram mais fortes, aumentando o frio na região, principalmente durante as manhã e no período da noite.
Pedágios de SP ficam mais caros a partir deste sábado; veja novos valores
Para hoje e amanhã a previsão é de temperaturas máximas mais baixas, também reflexo da passagem da massa de ar frio.
Previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, apesar do aumento de nuvens, não há previsão de chuvas nos próximos dias. Entre hoje e domingo as temperaturas mínimas e máximas na região de Campinas ficam entre 13ºC e 24ºC durante as tardes.
COMO SERÁ JULHO?
Apesar de estarmos no Inverno, julho não deve ter temperaturas muitos baixas e grandes episódios de frente fria devido à influência do El Niño, fenômeno que causa um aquecimento em todo o globo. Porém, existe a previsão de duas frentes frias previstas para a segunda quinzena do mês.
De acordo com a previsão estendida, as temperaturas devem apresentar clima acima da média para o período na região de Campinas, com mínimas de 12,4ºC e máximas de 25,4ºC.
“Espera-se que seja um mês com temperaturas de normal a acima da média”, explica a meteorologista Ana Ávila, do Cepagri. VEJA AQUI A PREVISÃO COMPLETA PARA JULHO!
QUEDA NAS TEMPERATURAS
A massa de ar frio de origem polar deve causar uma ligeira queda nas temperaturas. Segundo a previsão, as temperaturas seguem normais pela manhã, mas as mínimas não sobem muito no decorrer do dia.
“A gente vai ter um declínio, as temperaturas diminuem. Na quinta-feira, a temperatura amanhece com média normal, em torno de 14ºC e máxima em torno de 26ºC. Na sexta-feira, a temperatura já em torno de 13ºC e 25ºC. No sábado, a temperatura em torno dos 13ºC e 26ºC”, acrescenta a meteorologista.
Com o aumento nos ventos e na nebulosidade, a sensação de frio deve aumentar nos próximos dias. “Não é um declínio importante, mas a gente vai sentir bastante, principalmente durante o dia”, finaliza.
LEIA MAIS
Defesa de Bolsonaro avalia recorrer da decisão do TSE no STF