- Publicidade -
CotidianoJustiça define que GMs de Cosmópolis suspeitos de tortura deixem patrulhamento

Justiça define que GMs de Cosmópolis suspeitos de tortura deixem patrulhamento

Trio de agentes públicos em serviço teria agredido, ameaçado e obrigado jovem de Cosmópolis a consumir cocaína; caso aconteceu em 1º de janeiro

- Publicidade -

 

Viatura da Guarda Municipal de Cosmópolis (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cosmópolis)
Viatura da Guarda Municipal de Cosmópolis (Foto: Divulgação/Prefeitura de Cosmópolis)

Três guardas municipais de Cosmópolis denunciados por tortura contra um jovem de 23 anos devem deixar o patrulhamento e ter as armas recolhidas, determinou a Justiça da cidade. O caso, que foi denunciado pelo MP (Ministério Público), aconteceu em janeiro no bairro Parque Dona Ester, quando a vítima alega ter sido agredida e ameaçada. A pasta de Segurança Pública nega o crime e diz que as acusações contra os agentes não procedem – leia a posição abaixo.

Os fatos foram registrados em um BO (Boletim de Ocorrência) e aconteceram por volta de 23h do dia 1º de janeiro no cruzamento entre as ruas Waldemar Madsen e Guido Longuim, onde o jovem conta que caminhava após sair de um bar. Ele diz que foi abordado por quatro guardas em uma viatura da Romu (Ronda Ostensiva Municipal). O grupo o levou para debaixo de uma árvore, onde passou a interrogá-lo, fazer acusações e também agredi-lo.

 

LEIA TAMBÉM

Bolão de Campinas acerta a quina da Mega-Sena e fatura R$ 44,5 mil; veja resultado

Estudante de 19 anos é preso com facão em escola de Piracicaba; jovem planejava massacre, diz PM

- Publicidade -

 

O QUE DIZ O MP

Conforme a denúncia feita pelo MP, “segundo apurado, na data e local dos fatos, os denunciados, juntamente com seus comparsas de farda que atuavam na viatura da Romu, suspeitavam que a vítima teria sido responsável por efetuar alguns disparos de arma de fogo na frente da casa de um dos guardas municipais, ocasião em que decidiram abordá-lo e praticarem tortura em seu corpo”.

Mesmo negando ter atirado contra o imóvel do GM, o jovem contou no BO que o agente que moraria na residência atingida o agrediu com socos no peito, fazendo com que ele caísse no chão. Ao se levantar, porém, foi forçado a correr e ouviu três tiros na direção dele. Depois disso, ele foi novamente capturado, atingido por um chute na boca enquanto estava no chão e colocando dentro da viatura.

O jovem foi levado por uma rua desconhecida no bairro Parque dos Girassóis, onde um dos guardas encostou a ponta de uma faca na mão dele, dizendo que o cortaria caso ele fizesse qualquer movimento. Enquanto isso, outro agente usou um cassetete para agredir o homem “nas nádegas e pernas”, relata o MP, que também pediu a prisão dos envolvidos, mas a solicitação não foi aceita. 

“Após tudo isso, ainda ameaçaram a vítima e seus parentes, dizendo que se ele dissesse algo, seus primos seriam incriminados. Em seguida, a vítima foi forçada a consumir dois pinos de cocaína”, complementa o texto da denúncia. 

Depois de libertada, a vítima foi submetida a exame de corpo de delito e registrou um boletim de ocorrência no distrito policial de Cosmópolis.

O QUE DIZ O SECRETÁRIO

Procurado pela produção da EPTV Campinas, a secretarua de Segurança Pública e Trânsito da cidade alegou que os guardas atenderam uma ocorrência de desinteligência em 1º de janeiro e que detiveram uma das partes envolvidas. Depois disso, disse que um dos rapazes, que já tinha passagem pela polícia, saiu correndo do local e depois denunciou os guardas municipais por tortura.

A pasta afirma ainda que o promotor acatou a denúncia e que a juíza da 2ª Vara da cidade, Letícia Lemos Rossi, decidiu desarmar e os guardas. Ainda segundo o posicionamento, os denunciantes são pessoas que querem prejudicar a imagem dos profissionais. Por fim, argumenta que o advogado da corporação já entrou com recurso contra a decisão.

 

LEIA MAIS

Metrô de São Paulo: catracas são liberadas e metroviários voltam ao trabalho

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -